Segurança: Roraima apresenta maior redução de mortes violentas do Brasil

A pesquisa considera os dados do primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. – Fotos: Secom-RR

O trabalho realizado pelo Governo de Roraima com foco na reestruturação das forças de segurança garantiu mais uma conquista positiva para a população. Um levantamento realizado pelo Monitor da Violência, por meio da parceria do G1 com o NEV-USP (Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que Roraima superou o índice nacional de redução de mortes violentas no país, com 34% de queda contra 5% em todo o país.

A pesquisa considera os dados do primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, e mostra que o país teve uma queda de 21.272 assassinatos em 2021 para 20.126 registros em 2022, nos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Edison Prola, os dados refletem o compromisso da gestão com uma segurança pública de qualidade.

“A redução é resultado do maior investimento feito nos últimos 30 anos na segurança pública. Roraima nunca teve tanto investimento neste setor como agora, com aporte de recursos em várias vertentes. Ou seja, tivemos um momento em que o sistema prisional era comandado pelos presos e a maioria dos casos de assassinatos era resultado da disputa de território. De 2018 para cá, a reconstrução dos estabelecimentos prisionais possibilitou ao Estado retomar o controle”, explicou.

Outras das medidas que contribuíram para a redução da violência foram o investimento em mão de obra e a reestruturação das unidades relacionadas à segurança pública.

“Não adianta ter apenas pessoas e mão de obra sem mudar a forma de administrar. Foi com o trabalho do Governo de aplicar aqui a política nacional de administração dos presídios que garantimos ao sistema a retomada do controle. Isso se reflete na segurança na rua, e ter toda essa mudança e quebra de paradigmas foi extremamente importante”, complementou o secretário.

Governo incrementou segurança pública com mais policiais, viaturas e estrutura

Graças ao compromisso e responsabilidade do Governo do Estado, houve uma mudança positiva na realidade das forças de segurança de Roraima.

Com mais de 30 anos de atuação na área de segurança pública em Roraima, o coronel Edison Prola ressaltou que os dados refletem os resultados do grande investimento realizado pelo Governo de Roraima nas corporações estaduais, incluindo as polícias Civil, Militar e Penal.

Ele explicou que os concursos públicos e convocações realizadas pela gestão foram cruciais para o fortalecimento das polícias, e houve um aumento considerável de novos policiais militares e penais atuando na segurança.

“Houve um aumento de mais de 60% no efetivo da Polícia Militar de Roraima. Com mais mão de obra, houve um aumento real do efetivo, ou seja, os policiais estão entrando e somando. Com o [Programa] Polícia na Rua foi possível ampliar também as viaturas no Estado e pela primeira vez o armamento é de ponta e em quantidade até maior do que a demanda do Estado”, salientou.

“Atualmente a Polícia Civil tem mais viaturas e não há mais situações de falta de combustível como havia antes. Hoje podemos celebrar estes dados, pois em nenhum governo tivemos tantas viaturas, policiais e estrutura para fazer segurança em Roraima”, enfatizou Prola.

Lidiane Oliveira

 

 

Veja também

Topo