Pedra Pintada: Moradores participam de curso de primeiros socorros no Centro de Convivência da Juventude

Pedra Pintada: Moradores participam de curso de primeiros socorros no Centro de Convivência da Juventude. – Foto: Marley Lima

A Cruz Vermelha, em parceria com o Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou um curso básico de primeiros socorros para a população nesta sexta-feira, 26, no polo do bairro Pedra Pintada, localizado na Avenida Diamante, número 1227.

Durante o treinamento, os moradores aprenderam sobre suporte básico de vida, com técnicas de reanimação cardiopulmonar e desobstrução de vias áreas. Segundo a coordenadora estadual da Cruz Vermelha, Adriana Moreira, o objetivo é capacitar a comunidade para momentos de emergência.

“Nesse curso, os moradores aprenderam como intervir em um momento de emergência, como em uma parada cardiorrespiratória ou engasgo, que podem colocar em risco a vida de qualquer pessoa da comunidade”, explicou Adriana.

O vigilante Isac Trajano Andrade, de 30 anos, foi um dos moradores que participou do treinamento. Ele afirma que o conhecimento será útil quando estiver em municípios do interior do Estado, onde o serviço de assistência médica pode ter dificuldade para chegar.

“É muito importante aprender sobre primeiros socorros. É preciso ter conhecimento para salvar vidas. Eu moro na cidade, mas sou do interior, então a importância desse curso para mim é ter pelo menos a noção de como socorrer quando encontrar alguém em momento de acidente ou outras situações no interior e colocar em prática o que aprendi aqui”, disse Isac.

Para a manicure Thalita Oliveira, de 25 anos, o aprendizado será levado para o dia a dia, em situações em que a falta de instrução coloca vidas em risco.

“Uma amiga sofreu um acidente e, por falta de instrução no momento, acabou se agravando mais o estado dela. Por esse motivo, decidi fazer o curso. É um aprendizado a mais que a gente tem. Se vier a acontecer novamente, eu já estarei capacitada para prestar os primeiros socorros”, afirmou Thalita.

Centro de Convivência da Juventude

Em junho deste ano, o Centro de Convivência da Juventude descentralizou as atividades para possibilitar que moradores de bairros mais distantes da sede também tivessem acesso aos programas sociais.

Nas unidades são oferecidas gratuitamente aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, ginástica rítmica, futebol, zumba, K-pop, artes circenses, além de capacitações para a população.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, ou pelo telefone (95) 99112-4247.

Juliana Dama

 

Veja também

Topo