Prevenção ao suicídio: Lei municipal garante ações em Boa Vista

De acordo com a lei 1.693/2019, no mês de setembro a Prefeitura de Boa Vista deve promover encontros com especialistas da área para debater o assunto. – Foto: Ascom/Parlamentar

Como forma de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, a Lei Municipal 1.693/2019 instituiu em Boa Vista a campanha Setembro Amarelo. O vereador Manoel Neves (Republicanos), autor do projeto de lei, acredita que a legislação garante aos boavistenses o compromisso do Executivo Municipal em discutir ações necessárias para prevenir o suicídio.

Ele lembra que já ficou para trás o receio que a sociedade tinha em falar sobre o tema e os profissionais de saúde mental entenderam que a melhor forma de prevenção é realmente discutir os riscos e a busca por ajuda profissional.

“Uma lei garante condições para a população compreender como lidar sobre o assunto, uma vez que já se constatou que é possível evitar o suicídio. Dados da Organização Mundial da Saúde [OMS] apontam que 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. Por isso, é importante discutir o tema, tendo em vista que uma das estratégias mais eficazes para combater o suicídio é o diálogo”, observa o parlamentar.

De acordo com a lei 1.693/2019, no mês de setembro a Prefeitura de Boa Vista deve promover encontros com especialistas da área para debater o assunto, além de elaborar e distribuir material informativo nos órgãos públicos municipais alertando a população sobre como identificar possíveis sinais e como ajudar.

Alexsandra Sampaio

 

 

Veja também

Topo