Bonfim: Embrapa e parceiros promovem Dia de Campo sobre o café

O objetivo do evento é divulgar os híbridos do café Robustas Amazônicos da Embrapa. – Foto: Aliny Melo

A Embrapa Roraima promoverá nesta quinta-feira, 8, o “Dia de Campo Vamos falar de Café?”. O evento será realizado em parceria com governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), e com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater), contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Femarh) e Agência de Defesa Agropecuária (Aderr).

O “Dia de Campo Vamos falar de Café?” acontecerá das 8h às 12h no sítio Pitaya Vermelha, localizado na vicinal I do Projeto de Assentamento Caju II, município de Bonfim, acesso via BR 401, km 58. O evento será voltado para produtores rurais, Técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e estudantes.

O objetivo do evento é divulgar os híbridos do café Robustas Amazônicos da Embrapa, e difundir conhecimento aos produtores com interesse no plantio do café, visto que o Estado tem grande potencial para a cafeicultura. Com poucas áreas implantadas com a cultura, muitos técnicos e agricultores ainda não observaram o desenvolvimento do café sob as condições locais.

A programação do evento inicia com palestra sobre o cultivo do café Robustas Amazônicos, ministrada pelo pesquisador Dr. Marcelo Curitiba Espindula, da Embrapa Rondônia, em seguida os participantes farão visita técnica ao plantio dos Robustas na propriedade e finalizam com Lançamento do “Manual Técnico para Implantação de lavouras de café”, de autoria do Iater.

Início das Atividades com os Robustas Amazônicos

A Embrapa Roraima iniciou os trabalhos com a parceria da Embrapa Rondônia que é referência em pesquisa e transferência de Tecnologias para cafeicultura na região Amazônica. As pesquisas têm desenvolvido material adaptado para as condições da região, como os cafés Robustas Amazônicos.

A parceria entre as duas unidades tornou possível a realização do “Curso em sistema de produção de café Robustas Amazônicos”, que capacitou técnicos em outubro de 2020. E permitiu a realização de uma visita técnica da equipe da Embrapa Roraima à Rondônia em dezembro 2020, assim as Unidades viabilizaram a disposição de 16.000 mil estacas de 10 híbridos, material que deu origem as mudas fornecidas para agricultores.

Após a visita, técnicos de Transferência e Tecnologia da Embrapa Roraima (TT), iniciaram o preparo das estacas que foram plantadas em viveiro adaptado, atendendo todas as condições necessárias ao desenvolvimento das estacas e mudas, resultando em 11.000 mil mudas dos 10 híbridos de Robustas.

Em 2021 a Embrapa Roraima iniciou a entrega das mudas de café robustas amazônicos para agricultores selecionados, com a pretensão de formar Polo Cafeeiro. A iniciativa foi em parceria com o governo do Estado de Roraima, por meio da antiga Secretária de Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima (Seapa), atual Seadi.

O produtor Roque Sichinel do sítio Pitaya Vermelha foi um dos primeiros contemplados com as mudas dos Robustas Amazônico, ainda em 2021, ele vai compartilhar suas experiências com todos no Dia de Campo

Aliny Melo

 

 

Veja também

Topo