A Comissão Temporária Especial responsável por acompanhar os trabalhos de revisão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos municipais ouviu nesta quarta-feira, 14, servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), finalizando assim as rodadas de reuniões com os servidores.A próxima etapa será analisar e documentar todas as reivindicações e encaminhar para o Poder Executivo.
A primeira reunião foi com os profissionais da SEMGES, representados por psicólogos, assistente social, pedagogo e antropólogo. Eles explicaram que a secretaria foi criada em 2019 e é a única que ainda não tem o PCCR. “Esse processo de acompanhamento, estruturação e adequação dos PCCR’s é fundamental no caso da SEMGES para que os trabalhadores venham efetivamente garantir os seus direitos”, destacou Lauro José Prestes, conselheiro municipal de Assistência Social.
Entre as solicitações deles estãoo reajuste de regime de trabalho para 30 horas, o nivelamento dos salários dos analistas de nível superior e o próprio plano. “Somos uma categoria nova e não temos o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração”, frisou Prestes.
A última reunião da rodada de encontros da Comissão para ouvir os servidores foi com os representantes de inspetores do Meio Ambiente e fiscais da Vigilância Sanitária. “Nossa categoria não tem segurança jurídica, não temos legislação própria para, por exemplo, regular os plantões noturnos e queremos corrigir isso no PCCR”, declarou Gleidson da Costa, inspetor do Meio Ambiente.
A vereadora Regiane Matos (MDB), relatora da Comissão, reforçou a importância da construção do PCCR em conjunto com as categorias e o empenho de todos neste processo.
“Estamos aqui para ser o elo de comunicação e a voz dos servidores com a Prefeitura. Estamos empenhados em fazer o melhor plano. Tenho certeza que unidos conseguiremos elaborar um trabalho extraordinário”, reforçou a parlamentar.A Comissão conta ainda com a participaçãodos vereadores Jullyerre Pablo (União), como presidente, Sandro Baré (Republicanos), Tuti Lopes (PL), Melquisedek Menezes (União), Kleber Siqueira (Solidariedade) e Ilderson Pereira (PTB).
Sandra Andrade