Nesta quinta-feira, 15, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Linfoma, um tipo de câncer que se caracteriza pelo crescimento acelerado das células não saudáveis no sistema linfático.
Mais de 14 mil casos são diagnosticados anualmente no Brasil, segundo dados o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Em Roraima, oito pacientes passaram por tratamento contra a doença na Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima).
“A data é interessante como forma de promover para o público a importância de verificar, através da palpação [método que consiste em usar as pontas dos dedos ou as palmas das mãos para examinar o corpo], se tem algum linfonodo que realmente mereça uma atenção especial”, explicou a médica hematologista da Unacon-RR, Rinilza Felizola.
Conforme a especialista, o linfoma pode se manifestar em forma de inchaços nos linfonodos, geralmente na região do pescoço, axila e virilha, além de outros sintomas como suor noturno, aumento do baço, perda de peso sem motivo aparente, febre, coceira na pele e fadiga.
Apesar de ser detectável por meio da palpação, Rinilza ressalta que a busca por um especialista é essencial para o diagnóstico precoce. O tratamento pode ser feito por quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.
“O linfoma tem alguns outros sintomas. Além do caroço, que está associado à febre, perda de peso e suor noturno, a partir disso, a suspeita da doença se torna maior. Com o diagnóstico, é necessário melhorar os hábitos de alimentação, diminuição do estresse e outros elementos que favorecem o acometimento”, destacou.
Vale ressaltar ainda que o rastreamento da doença é feito em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde), que pode encaminhar o paciente para uma unidade da rede especializada de saúde, como a Clínica Médica Especializada Coronel Mota, caso haja a necessidade de uma avaliação mais detalhada.
A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar, com cerca de 80 profissionais, oferecendo 31 diferentes serviços em diversas especialidades, desde o tratamento médico ao atendimento psicológico e terapêutico, atendendo assim a todas as necessidades do paciente.
Com a apresentação de exames, um especialista passa a fazer o acompanhamento do paciente, conforme o tipo de câncer que ele precisará tratar. Feito a análise do caso, o mesmo contará com toda a estrutura necessária para garantir o melhor tratamento para a doença.
Até o momento, a unidade contabilizou 645 procedimentos voltados para a hematologia oncológica.
“Muitos nem sabem ou ignoram. E tendo um diagnóstico precoce de um câncer, a probabilidade de cura é maior”, concluiu Rizilda.
Suyanne Sá