Cirurgias Bariátricas: Pacientes buscam recuperar saúde por meio da redução de estômago

Desde a retomada até o momento, foram realizados sete procedimentos no HGR. – Fotos: Ascom/Sesau

Retomadas no mês passado na rede estadual, as cirurgias bariátricas são os procedimentos mais adequados para tratar quadros de obesidade. A volta do procedimento é mais um compromisso do Governo de Roraima, que não tem medido esforços para atender aos anseios da população.

“Atualmente, a cirurgia bariátrica é um método que faz com que você controle melhor essas doenças que são associadas com a obesidade, e ofertar esse procedimento é de vital importância para a saúde da população”, destacou o coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), Gláucio Carneiro.

Desde a retomada até o momento, foram realizados sete procedimentos na unidade hospitalar. A tendência é aumentar o fluxo de cirurgias conforme o crescimento da demanda.

O coordenador explicou ainda que a obesidade é um mal que pode trazer uma série de riscos à saúde do paciente, tais como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, depressão e até mesmo câncer.

“O paciente geralmente perde peso, mas logo em seguida volta a ganhá-los novamente, o que é muito maléfico para a saúde. Na medicina, atualmente, a cirurgia bariátrica é o método de perda de peso mais eficaz, em que a pessoa vai ter uma manutenção do próprio peso”, completou.

A empresária Jeanie Lima, de 49 anos, sofreu de obesidade há cerca de duas décadas. Como consequência, acabou adquirindo problemas como hipertensão, pré-diabetes e dores na coluna. Ela tentou perder peso de diversas formas, através de dietas e procedimentos, mas não conseguiu chegar ao peso ideal.

Com o retorno das cirurgias bariátricas, a paciente entrou na fila de espera das cirurgias eletivas para realizar o sonho de recuperar a saúde e a autoestima.

“Há três meses fizeram contato comigo. Fui para uma consulta com o doutor Gláucio [Carneiro] e ele marcou o procedimento e passou alguns exames para fazer no Coronel Mota. No dia 4 de outubro eu fiz o procedimento, foi uma cirurgia muito boa e tranquila. Fui internada e bem atendida no HGR, muito bem amparada pelos profissionais”, salientou.

Como funciona?

A cirurgia bariátrica costuma ser um procedimento seguro, consistindo em um método menos invasivo ao corpo humano, chamado de videolaparoscopia.

“Foi um procedimento rápido, indolor e satisfatório. Realmente é uma coisa de primeiro mundo, muita tecnologia, eu saí da cirurgia sem dor nenhuma, já está até cicatrizando, não aparece mais os furinhos na barriga”, detalhou Jeanie.

Para melhores resultados da cirurgia, é preciso tomar bastante alguns cuidados no período pós-operatório, assim como seguir as orientações médicas. A mudança para hábitos mais saudáveis também é um dos passos importantes na recuperação e melhora na saúde do paciente.

“Às vezes [os pacientes] depositam tudo na cirurgia, achando que será uma mágica que vai mudar a vida deles, o que é um engano. Por mais que ela perca peso, a tendência é que eles resgatem isso no futuro, caso não se cuidem como devem”, finalizou Carneiro.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo