Com o fechamento do terceiro bimestre do ano letivo de 2022, as instituições de ensino da rede de Colégios Estaduais Militarizados de Roraima realizam, até o final do mês de novembro, a entrega de alamares e promoções de alunos.
Na tarde desta segunda-feira, 7, o CEM (Colégio Estadual Militarizado) Pedro Elias Albuquerque Pereira, localizado no bairro Jóquei Clube, realizou uma cerimônia para a entrega de 166 alamares e promoção de alunos. O evento ocorreu no colégio.
A honraria do alamar é entregue para os estudantes que alcançaram nota igual ou superior a 8,5 e tiveram comportamento no mínimo bom ao longo do bimestre. As solenidades de entrega dos alamares fazem parte da rotina dos colégios militarizados da Capital e interior do Estado. A cada encerramento do bimestre os alunos destaque são agraciados com a honraria.
O secretário-adjunto de coordenação dos colégios militarizados, José Rodrigues Souza, explicou que o alamar é uma conquista pessoal e cabe a cada aluno alcançar a condição de aluno destaque durante o bimestre. “Os parâmetros são o rendimento escolar, a disciplina, a assiduidade e a pontualidade. É uma forma de reconhecimento acadêmico. Lembrando que o alamar é o símbolo da meritocracia dos colégios militarizados”, destacou.
“O objetivo do alamar é fazer do aluno um destaque. Ele busca aprender mais e, além disso, possui um aprendizado melhor, porque a motivação aquece a vontade de vencer”, completou o gestor administrativo do colégio, coronel Sandro Costa.
Agenda
Já está programada para esta quarta-feira, 9, a entrega de alamar no CEM Dom Pedro II, em Iracema, no CEM Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, em Boa Vista. Já no dia 10 de novembro, a solenidade acontece no CEM Ovídio Dias de Souza em Amajari e no CEM Cícero Vieira Neto, em Pacaraima
No dia 11 de novembro, o CEM Mariano Vieira, em Normandia, realiza a entrega de alamar, simultâneo ao evento que vai ocorrer no CEM Aldébaro José de Alcântara, em Bonfim.
Rede de colégios
Atualmente existem 33 colégios militarizados em todo o Estado, sendo 20 na capital e 13 no interior, nos municípios de Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Nova Colina, Pacaraima, Bonfim e Alto Alegre, Samaúma, São Luiz do Anauá e Amajarí. Os colégios militarizados em Roraima atendem juntos, 27.885 estudantes.
Layse Menezes