Produtores rurais da Associação do Projeto de Assentamento Sucuriju (Agrifas), conhecido por “Assentamento dos 40”, foram recebidos nesta quarta-feira, 23, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), para discutir demandas pertinentes à produção da agricultura familiar em Rorainópolis, no Sul do Estado.
Na pauta do encontro, os produtores pediram ao Poder Legislativo assistência técnica especializada, construção de poços artesianos e projetos para plantio de açaí e grãos na região Sul de Roraima, mas principalmente a regularização fundiária no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A Agrifes atende cerca de 500 famílias.
“Estamos aqui com o deputado federal eleito Albuquerque e vamos pedir a ele para que, com o Incra, dê celeridade à regularização fundiária, pois com a documentação da terra o produtor buscará linhas de crédito nos bancos oficiais e não oficiais e conseguirá andar por conta própria para ter seus recursos”, esclareceu Sampaio.
Segundo ele, cerca de 70% da produção agrícola é oriunda da agricultura familiar e abastece as mesas das famílias roraimenses.
O produtor Valdenei Cachone agradeceu a abertura de espaço para o diálogo direto com o Legislativo.
“Viemos aqui em nome da Agrifes pedir apoio ao deputado Soldado Sampaio nas ações do governo, principalmente com estradas, na produção de grãos e de açaí, e para fazermos poços artesianos, pois temos essa carência”, contou.
O deputado federal eleito Albuquerque (Republicanos) se colocou à disposição para ajudar após a posse.
“A gente entende todas essas demandas que têm de ser resolvidas. Nós vamos aos órgãos responsáveis para dar andamento e encontrar as soluções para os problemas do nosso Estado”, disse.
Yasmin Guedes