Cooperativa é credenciada para receber incentivos fiscais do Governo de Roraima

Incentivos ajudarão na aquisição de máquinas, equipamentos, peças e principalmente insumos e combustível. – Fotos: Thiago Feitosa

Quando o assunto é apoio à agricultura familiar e indígena o Governo do Estado dá provas do compromisso com trabalho executado para garantir o fortalecimento do setor agricultura.

Entre os resultados positivos estão os benefícios fiscais concedidos por meio da Lei Nº 215/98, que trata sobre a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), para aquisição de máquinas, equipamentos, peças e principalmente insumos e combustível.

Para estimular o desenvolvimento econômico, o governador Antonio Denarium assinou decreto que credencia a Coparr (Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Piscicultores de Roraima) para que seja mais uma instituição atendida com a concessão de benefícios fiscais.

Acompanhado dos secretários estaduais de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Emerson Baú, e de Fazenda, Cel. Freitas, o govenador explicou sobre as ações executadas desde o primeiro momento de gestão com foco no apoio ao homem do campo.

“O Estado de Roraima tem tudo para crescer e se desenvolver e a agricultura é uma das áreas de grande importância, e é por isso que temos trabalhado firme nas medidas necessárias para contribuir com o fortalecimento desse setor como a regularização fundiária, aquisição de equipamentos e treinamentos para que o homem do campo tenha a qualificação necessária e possa acompanhar a evolução do mercado”, esclareceu o governador.

Para o presidente da Coparr, José Carlos Markus, a Cooperativa tem sido fortalecida graças às ações de Governo voltadas para o setor produtivo.

“É extremamente importante porque aumenta a capacidade de competir no mercado, pois o ICMS é um imposto que muitas vezes maltrata o produtor rural e com a isenção o Governo incentiva produção de alimentos e a competitividade. A partir de agora cada um poderá fazer o seu plano de exploração para ter a aprovação do Governo e ter acesso aos benefícios da Lei”, ressaltou.

Cooperados podem iniciar projeto técnico para ter direito ao benefício

“A partir de agora a Coparr é uma entidade credenciada e com isso os seus cooperados poderão apresentar o projeto técnico e econômico e ter acesso a benefícios concedidos pela Lei 215/98 que trata da isenção de ICMS. Para nós é uma satisfação fazer parte desse novo momento na vida desses agricultores que terão condições de alavancar ainda mais os seus negócios”, informou o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Emerson Baú.

Hoje com 32 cooperados e quase oito mil funcionários, a Cooperativa explora principalmente a produção e comercialização de peixe para Roraima e o Amazonas, mas atua ainda com a produção de grãos e bovinocultura.

“Só temos a agradecer pela política de Governo em prol da agricultura. Nossa Cooperativa, por exemplo, teve mais acesso a financiamentos bancários depois que recebeu o Título Definitivo. E sem sombra de dúvidas futuramente teremos condições de crescer muito mais com mais esse apoio”, acrescentou Markus.

Lidiane Oliveira

 

Veja também

Topo