Tiveram início nesta semana as aulas para os alunos do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Estadual de Roraima (Uerr). Essa é a primeira turma do curso de pós-graduação, com sete professores das redes pública e privada de Educação Básica do estado. Na terça-feira, 21, os alunos foram recepcionados pelo Prof. Dr. Marcos Alexandre Borges, na disciplina Filosofia do Ensino de Filosofia, e na quinta-feira, 23, foi a vez do Prof. Dr. Francisco Rafael Leidens ministrar a disciplina Seminário de Projetos.
O aluno Rafael Albuquerque, professor da Escola Estadual Lobo D’Almada, de Boa Vista, parabenizou a iniciativa da Uerr. “O oferecimento do mestrado profissional em Filosofia aos professores da rede de Educação Básica de Roraima é uma oportunidade peculiar a nós discentes deste curso. Desse modo, o comprometimento do Estado com a qualidade no ensino está sendo perceptível e salutar à educação de Roraima”, destaca.
O coordenador do PROF-FILO, Prof. Dr. Francisco Rafael Leidens ressaltou que a criação do Mestrado em Filosofia na UERR supre uma carência na oferta de pós-graduação stricto sensu em Filosofia no Estado de Roraima. “É muito importante sobretudo porque proporciona formação continuada de alto nível para os professores de Filosofia da Educação Básica”, frisa.
O PROF-FILO é um programa de pós-graduação Stricto Sensu em modelo associativo, com núcleos espalhados em todas as regiões do país, e tem como objetivo ofertar curso de mestrado a professores de Filosofia do ensino médio ou fundamental. O edital foi lançado no segundo semestre do ano passado. O curso tem previsão de duração de 24 meses.