Você tem curiosidade em saber como é a rotina de um cientista pesquisador? Então já anote na sua agenda as datas da edição 2023 do Pint Of Science, maior festival de divulgação científica do mundo. A proposta do evento é gerar debates sobre ciência fora das universidades de forma leve, descomplicada e muito descontraída. Neste ano, três bares de Boa Vista vão sediar os encontros regionais em Roraima.
A capital do estado já participou do Pint Of Science em outras três edições. A coordenação local é das universidades Estadual (Uerr) e Federal (UFRR). Os alunos e professores das duas instituições ficam responsáveis por conduzir as rodas de conversa que, geralmente, abordam temas atuais, além de temáticas relacionadas aos trabalhos científicos desenvolvidos nas salas de aula e laboratórios acadêmicos.
No dia 22 de maio, primeiro dia de evento, o Bin’s Bar vai sediar o debate sobre “Uso e ocupação das terras de Makunaima”. O bate-papo será mediado pelas professoras Márcia Falcão, da Uerr, e Rachel Camargo, do Instituto Insikiran/UFRR. No dia seguinte, 23 de maio, será a vez de falar sobre “Governança e educação climática” na Up Conveniência, com um time incrível de pesquisadoras e pesquisadores da UFRR e Ibama.
Encerrando a programação, no dia 24 de maio, estudiosos e a população boa-vistense discutirão a temática “A cultura dos povos originários”, no Espaço Cultural Paricá. As ativistas Daya Roraima e Yara Macuxi, ambas representando a UFRR, vão compartilhar suas histórias, vivências e experiências. Nos três dias de programação, os encontros terão início por volta das 19 horas.
No site pintofscience.com.br/event/pint-of-science-boa-vista-2023-1 estão disponíveis os endereços dos bares e os perfis de todos os pesquisadores convidados para intermediar as discussões da edição 2023 do Pint Of Science em Boa Vista. Os interessados em participar do evento não precisam fazer inscrição prévia, devem apenas comparecer nos dias e locais programados.