Sesau aborda importância de tratamento contra picada de cobras venenosas

Palestra foi voltada a médicos e enfermeiros que atuam nos serviços de urgência e emergência do Pronto Socorro. – Fotos: Ascom/Sesau

Em razão do aumento de casos relacionados ao ataque de cobras venenosas, a Sesau (Secretaria de Saúde), promoveu nesta sexta-feira, 19, no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima), uma palestra sobre o tema.

Voltada a médicos e enfermeiros que atuam nos serviços de urgência e emergência do Pronto Socorro Francisco Elesbão e Pronto Socorro Airton Rocha, a atividade conta com parceria da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

A professora de imunologia do curso de Medicina da UFRR, Manuela Pucca, é uma das palestrantes da ação. Ela contou um pouco dos trabalhos que desenvolveu ao longo dos anos sobre ofidismo, termo médico utilizado para descrever o envenenamento de pessoas por picada de cobra.

“Vamos ministrar um treinamento sobre diagnóstico e tratamento do ofidismo, que é um problema sério de saúde pública aqui em Roraima, estado com maior incidência de ofidismo do Brasil e a maior letalidade”, ressaltou.

A enfermeira do setor de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) do HGR, Carla Carvalho, de 36 anos, vê grande importância em aprender mais para melhorar o atendimento dos pacientes.

“É muito importante participarmos dessa palestra para atualização dos conhecimentos, ainda mais devido à grande demanda que estamos tendo nesse período chuvoso, por causa dos acidentes ofídios”, afirmou a participante.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo