Caracaraí: Policiais Civis participam de Curso de Atuação Policial nos Crimes de Violência Doméstica

Na próxima semana, no dia 30 de maio, a capacitação será realizada em Alto Alegre. – Fotos: Ascom/PCRR

A capacitação dos policiais civis lotados nas delegacias da PCRR (Polícia Civil de Roraima) do interior, voltada para aperfeiçoar as técnicas de atendimento às vítimas de violência doméstica, teve mais uma etapa concluída, na terça-feira, 23. Desta vez, a Delegacia de Caracaraí recebeu a equipe da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do DPE (Departamento de Polícia Especializada), e participou do curso.

Segundo a diretora do DPE e instrutora do curso, delegada Elivânia Aguiar, essa foi a segunda ação realizada pelo cronograma e já tem mostrado resultado.

Enquanto aborda questões como atendimento e acolhimento de vítimas nas unidades policiais, bem como os aspectos legais e as atualizações da Lei voltada à proteção da mulher, a diretora destacou que o instrutor e escrivão chefe da DEAM, Márcio Bandeira, capacita os policiais sobre a inserção das informações no Sinesp Procedimentos Policiais Eletrônicos, uma solução disponibilizada pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) às Unidades da Federação que permitem o registro de ocorrências, despacho homologatório e a lavratura de procedimentos de Polícia, além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento/uso de dados e informações registrados pelos entes federados participantes.

“Estamos aplicando o nosso segundo curso, desta vez aqui em Caracaraí, e já podemos perceber como é importante a contínua qualificação dos nossos policiais para essas vítimas que precisam de um olhar e um cuidado mais efetivo e específico”, afirmou a delegada.

Na próxima semana, no dia 30 de maio, a capacitação será realizada em Alto Alegre. Devem receber o curso ainda os municípios que têm uma Delegacia da Polícia Civil, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e São João da Baliza. Na delegacia de Rorainópolis o curso foi realizado dia 09 de maio. Para sua realização, a logística é organizada pelo DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior).

O Corregedor-Geral da PCRR, delegado Luciano Silvestre, que está respondendo interinamente pelo DPJI, acompanhou o curso em Caracaraí e destacou a importância de um serviço especializado no atendimento às vítimas de violência.

“A padronização de um olhar mais técnico e ao mesmo tempo mais humanizado e especializado, traz para a sociedade um resultado esperado quanto ao aumento da sensação de segurança e também da resposta da Polícia nesses tipos de crime”, destacou Silvestre.

Jéssica Laurie

 

 

Veja também

Topo