A II edição da mostra fotográfica “Olhares do Passado e o Presente da Terra Roraimense” revela as belezas naturais do Estado e a interação do homem com a natureza. São imagens feitas pelos fotógrafos e cinegrafistas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que, acompanhadas de frases desses profissionais, têm o intuito de alertar sobre a importância da preservação ambiental. A exposição, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5, acontece até 30 de junho, das 8h às 18h, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, localizado no saguão da Casa.
Adriana Cruz, diretora de Relações Institucionais da ALE-RR, destaca o principal objetivo da exposição. “A Assembleia Legislativa vem promovendo, nos últimos dois anos, exposições no espaço cultural Maria Luiza Vieira Campos. A mostra fotográfica tem duas vertentes: além de divulgar a relevância da preservação e do cuidado com o meio ambiente, busca valorizar os profissionais de fotografia que trabalham no Poder Legislativo e que têm um olhar valoroso e cuidadoso para a natureza. É uma forma de conscientizar o cidadão e valorizar nossos profissionais”, disse.
O fotógrafo Alfredo Maia reforça a necessidade de se cuidar do meio ambiente. “É a nossa vida. Quando chegamos ao interior do Estado, a uma área de mata e respiramos o ar puro, vemos a sua importância. Queimadas e desmatamentos devem ser evitados para que o nosso planeta suporte mais alguns milhões de anos”, ressaltou.
O repórter cinematográfico Rondinele Esbell é outro participante da mostra. Ele ressalta ser “muito importante essa forma de valorizar os fotógrafos da Assembleia”. “É uma maneira da gente mostrar o que vê quando viaja. As fotos são momentos e essas oportunidades não podem ser perdidas”, afirmou.
O fotógrafo Marcelo Sales prestigiou o trabalho dos colegas e falou um pouco sobre a valorização do profissional.
“É muito importante essa exposição, mostrando o olhar diferenciado que cada fotógrafo tem em relação à natureza, nossa diversidade. Então é gratificante ver o trabalho dos colegas sendo enaltecido”, destacou.
Sob iniciativa da Superintendência de Comunicação da ALE-RR e coordenação da Diretoria de Relações Institucionais, a mostra exibe ainda imagens captadas pelas lentes de Erbson Riller, Jailson Sousa, Eduardo Andrade, Marley Lima e Abraão Borges.
Quem não puder comparecer à exposição, tem a oportunidade de visitá-la virtualmente no site do Parlamento (https://al.rr.leg.br/). Após o encerramento na Assembleia, a mostra será levada para a Escolegis (Escola do Legislativo), na avenida Venezuela, 1645, Liberdade.
João Gabriel Grana