Comissões de prevenção de acidentes garantem segurança para trabalhadores da saúde

Treinamento está contando com a participação de aproximadamente 30 pessoas. – Fotos: Brenda Lima

A Sesau (Secretaria de Saúde) está realizando um treinamento voltado a servidores sobre a importância da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) para garantir a saúde do trabalhador que atua nas unidades da rede pública estadual.

A ação teve início na manhã desta segunda-feira, 12, na ETSUS-RR (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Roraima), situada no bairro São Vicente. Os trabalhos seguem até terça-feira, 13.

“O nosso objetivo é ampliar cada vez mais essa implantação, que tem como principal objetivo realizar a prevenção de acidentes de trabalho com os servidores. Com isso, contribuímos junto com a gestão para melhorar as condições de trabalho das unidades”, destacou a enfermeira e organizadora do treinamento, Eucilene Canuto.

Ao todo, o treinamento está contando com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre servidores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CER II (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e Hospital Irmã Aquilina, de Caracaraí.

Entre as palestras que estão proferidas estão a Norma Regulamentadora nº 5, que rege a criação da Cipa nos ambientes de trabalho, além de treinamentos sobre prevenção de incêndio, acidentes e primeiros socorros.

“A Cipa se reúne em reunião ordinária e junto com a gestão é avaliada as condições que o trabalhador se encontra. Verificamos se tem equipamentos de proteção individual adequado para o servidor e trabalhamos para que não ocorram mais acidentes de trabalho”, explicou Eucilene.

Segundo a enfermeira, o HGR foi a primeira unidade do SUS no estado a aderir a CIPA em sua gestão e hoje é um modelo a ser implantado nas demais unidades. “Trabalhamos há mais de cinco anos na Cipa do HGR, então vamos trazer o modelo implantado nele para ser usado nas demais unidades”, completou.

O técnico em Laboratório do Laper-RR (Laboratório de Patologia de Roraima) Guilherme Chaves, de 52 anos, trabalha em uma área passiva de riscos com acidentes de trabalho. Ele vê a implantação da Cipa como mais um instrumento de proteção para os profissionais de saúde.

“Estou pela primeira vez participando da Comissão, fomos eleitos e estamos buscando conhecimento. Eu dei uma lida na lei antes de vir para cá e realmente tem muitas coisas a serem mudadas com a implantação da Cipa em nosso ambiente de trabalho”, declarou Chaves.

Confira a programação

Dia 12/06

Horário: 14h às 18h

Atividade 1: Atuação da Cipa do HGR (modelo para demais unidades)

Atividade 2: Primeiros Socorros

Dia 13/06

Horário: 8h às 12h

Atividade 1: Mapa de Risco

Atividade 2: Prevenção de Incêndio

Atividade 2: Posse de membros de Cipas

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo