Como parte da programação da 7ª Semana do Meio Ambiente, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu nesta segunda-feira, 12, uma palestra sobre “Energias Renováveis e Alternativas para a Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis”. O evento ocorreu na Escola Judicial, localizada no prédio administrativo do Tribunal, e também foi transmitido ao vivo pelo canal do Poder Judiciário no Youtube.
A palestra foi ministrada pelo mestre em Engenharia Elétrica e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Raone Guimarães Barros, que trouxe para o público do TJRR um panorama sobre as energias renováveis e sua importância na redução da dependência de combustíveis fósseis. “Temos que pensar de forma estratégica e cobrar para que o Poder Público faça escolhas interessantes. Precisamos esquecer que a energia fóssil é mais barata e focar em energia renovável, com incentivos governamentais. Aí teremos longevidade como seres humanos”, destacou.
Durante sua apresentação, o palestrante abordou as diferentes fontes de energia renovável, como solar, eólica, biomassa e hidrelétrica, destacando seus benefícios ambientais e econômicos. Ele ressaltou que a adoção dessas fontes limpas de energia é fundamental para mitigar os impactos das mudanças climáticas e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Além disso, o especialista discutiu alternativas para a transição para um modelo energético mais sustentável, como o incentivo à promoção de políticas públicas voltadas para as energias renováveis. A palestra despertou interesse e participação dos servidores do Tribunal de Justiça de Roraima, que puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências sobre a utilização de energias renováveis em suas próprias rotinas.
Programação
A Semana do Meio Ambiente do TJRR busca fomentar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e estimular a adoção de práticas sustentáveis. As atividades promovidas pelo Tribunal refletem o compromisso em contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.
A programação incluiu também uma solenidade de abertura com entrega de mudas, o III Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico e uma Blitz Sustentável.
O encerramento da programação ocorre nesta terça-feira (13), com um Bazar e uma Feira de Orgânicos, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
O Bazar é uma oportunidade para desapego de itens como roupas, sapatos e acessórios entre servidores do Tribunal, e os interessados em participar podem se inscrever no link: https://forms.gle/AAkajuBT1QUYqDSM7.
Já durante a Feira de Orgânicos, a Associação Camponesas do Lavrado vai comercializar uma série de produtos orgânicos como frutas, legumes e vegetais.