Duzentos e três casais dirão o tão esperado “SIM” no altar. O casamento coletivo “Enfim, casados!”, edição Boa Vista, acontece em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, Vara Itinerante do TJRR e os cartórios do 1º e 2º Ofícios, Loureiro e Daniel Aquino. A celebração ocorre às 16h, no Parque do Rio Branco.
Um dos casais selecionados para esse grande dia, são o marceneiro Antônio Carlos, de 38 anos, e a autônoma Leoni Antunes, de 40 anos. Antônio afirma estar com grandes expectativas para a celebração e contando as horas para o tão esperado casamento.
“Eu estou muito ansioso para que chegue logo o momento. Esperei por tanto tempo e agora a gente conseguiu essa grande oportunidade, uma benção que chegou na nossa vida. Por aqui, estamos ansiosos, com grande expectativa para que amanhã chegue”, disse.
A estrutura para a realização do evento será disponibilizada pela Prefeitura de Boa Vista e contará com tendas galpão, para possível proteção contra chuva. Cenários decorados para recepção e fotografias dos noivos também serão disponibilizados pela DPE e PMBV. A capacidade total de pessoas acomodadas será de 1200 assentos.
Apenas os casais deverão chegar a partir das 14h, para identificação e assinatura dos livros de registros dos cartórios. A cerimônia inicia às 16h, com a entrada dos casais, e segue o rito formal de um casamento civil.
O defensor público-geral, Oleno Matos, explica a importância e o papel da DPE-RR como instituição nesse momento tão importante na vida dos casais.
“O casamento é um momento mágico entre casais, no qual ocorre a promessa de compromisso eterno. Por meio dessa ação de amanhã, a DPE-RR busca realizar o sonho do matrimônio, especialmente para casais de baixa renda, ressaltando que o nosso papel é garantir a igualdade de direitos entre as pessoas, sem distinção de suas orientações sexuais”, disse.
Matos também destacou e agradeceu o trabalho que tem sido realizado por parte dos servidores voluntários e parceiros. “São 70 servidores da Defensoria que participam de forma voluntária desse casamento. Agradecemos aos parceiros e frisamos que todos estão trabalhando no sentido de fazer um evento inesquecível para os noivos, que vão regularizar sua situação civil, estamos empolgados e felizes pela realização do casamento”, concluiu.
O juiz de paz Joziel Loureiro, que será o celebrante da cerimônia, enfatizou que apesar da formalidade, será um momento muito feliz. “É uma honra fazer parte da vida das famílias do nosso estado em um momento tão marcante, estar ladeado por pessoas tão especiais que atuam na DPE-RR, nos cartórios, na PMBV e em todos os órgãos envolvidos. Dia 13 de junho será um dia especial, escolhido por Deus para presentear os casais que são eternos namorados”, afirmou.
A cerimônia será transmitida pelo YouTube nos canais da Defensoria Pública de Roraima DPE-RR e da Prefeitura Municipal de Boa Vista.
Últimos ajustes
A defensora pública e titular da Câmara de Conciliação, Elceni Diogo, juntamente com a equipe organizadora e o juiz de paz Joziel Loureiro, promoveram, na última quarta-feira, 7, uma reunião virtual com os noivos para esclarecimento de dúvidas e alinhamento dos detalhes da cerimônia.