Bombeiro Mirim: ALE-RR aprova criação de programa para atender crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade

De autoria do deptuado Marcos Jorge, a matéria teve 17 votos favoráveis. Objetivo é auxiliá-los a abandonar maus hábitos, substituindo-os por comportamentos saudáveis e boa conduta. – Fotos: Jader Souza

Por 17 votos favoráveis, os deputados aprovaram, na sessão plenária desta terça-feira, 27, com emendas modificativas, o Projeto de Lei (PL) nº 4/2023, que cria o Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR).

De autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos), a matéria tem como uns dos objetivos “construir um processo de resgate da cidadania e do civismo de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade, auxiliando-os a abandonar maus hábitos e a substituí-los por comportamentos saudáveis e boa conduta, bem como ensinar e aprimorar conhecimentos sobre temas relevantes, tais como noções de primeiros socorros, saúde, doenças infectocontagiosas, acidentes domésticos, meio ambiente, educação no trânsito, entre outros”.

Conforme o propositor, o PL está alinhado com o Poder Executivo, e foi discutido durante encontro com o governador Antônio Denarium (PP) e o comandante-geral do CBM-RR, coronel Carlos Alberto de Souza.

“É um modelo existente em outras unidades da federação, trazendo crianças carentes para estarem em um período de seis meses dentro do Corpo de Bombeiros, podendo aprender técnicas de busca e salvamento, primeiros socorros e cidadania acima de tudo”, defendeu o autor ao pedir apoio aos colegas para aprovação do que acredita ser “mais um instrumento de inclusão social importante para crianças e adolescentes roraimenses”.

O PL na íntegra pode ser conferido pelo link https://sapl.al.rr.leg.br/materia/14568.

Suzanne Oliveira

 

Veja também

Topo