Em ritmo de anarriê, o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) ficou concorrido na noite desta quarta-feira, 28, com um aulão de zumba temático, uma mistura de ritmos latinos e o tradicional forró das festas juninas.
Com direito a duas noivas, os participantes investiram na produção, que contou com uma decoração típica e uma mesa recheada de frutas. “Está tudo muito lindo, maravilhoso”, exclamou a aluna Mirleide Torres.
Com uma fantasia e maquiagem bem ao estilo junino, ela contou que se preparou com esmero para a aula, pensando em todos os detalhes. “O espírito junino está em nós, é a nossa cultura e a melhor época do ano. Amo arraial, está na veia, cresci dançando nos arraiais e já fui até rainha caipira”, detalhou Mirleide.
Embalada e montada no estilo junino, a estudante Elisa Cadete, que é veterana da zumba, contou que não abre mão desse momento de descontração para relaxar a mente e o corpo.
“Estou aqui há mais de cinco anos participando da zumba, sempre acho ótimo. Eu amo! É bom para a minha saúde, para manter o meu peso e me manter saudável. É sempre muito bom estar movimentando o corpo. O que me motiva a vir para a zumba é porque eu amo dançar”, contou.
Aline Gomes, técnica de enfermagem, disse que a zumba é um convite que chega e atrai as pessoas por diferentes motivos.
“Aqui tem mulher que não pode pagar e é um espaço que permite que todas se encontrem. Se tiver com raiva, com estresse, é só vir para a zumba da Assembleia Legislativa, que passa. Vim no estilo junino porque eu participo e acredito no projeto desde o começo”, contou.
O professor de zumba Janderson Pereira contou que quando falou da ideia para as alunas, todas aprovaram de imediato. “Essas aulas temáticas sempre dão certo porque todos sempre acolhem a ideia e participam. E nesta aula estamos utilizando os estilos musicais latinos e juninos, que fazem parte da nossa cultura. É um estilo que atrai muita gente, por isso está lotado desse jeito. É um incentivo para cultivar a cultura, e quem não tem dinheiro para sair de casa prestigiar outro evento, teve a oportunidade de vir dançar de graça com a gente”, disse.
Pereira ressaltou que essa aula animada vai se repetir em outros polos. “O aulão de zumba em ritmo junino também será realizado no Polo Pedra Pintada, Tancredo Neves, Senador Hélio Campos e no Cidade Satélite”, anunciou.
A diretora da CCJuv, Beatriz Vasconcelos, disse que o projeto da zumba conta com um planejamento anual que contempla as aulas temáticas. “Montamos junto com os professores um calendário temático e esse é o nosso primeiro evento em comemoração ao mês em que todos festejam, de Norte a Sul do Brasil. Então é um momento para interagir com as alunas e alunos do Centro de Convivência da Juventude, proporcionando uma atividade física prazerosa, que é a dança, que além de perder calorias, fortalece a musculatura”, destaca.
Para quem estiver interessado em participar da atividade, a diretora ressalta que ainda há vagas. “Quem ainda não se inscreveu pode procurar o CCJuv, as aulas são nas segundas e quartas-feiras, a partir das 19h. Já pode vir preparada para dançar”, disse, informando que o Centro de Convivência da Juventude está localizado na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis.
Marilena Freitas