Xeque-mate: Escola Municipal Centenário recebe materiais para prática de xadrez

A doação fortalecerá o Projeto Xeque Mate, criado em 2018, que conta atualmente com 78 participantes. – Fotos: Semuc/PMBV

A Escola Municipal Centenário foi contemplada, nesta terça-feira, 11, com materiais para a prática de xadrez, doados por meio de convênio entre Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT/AM-RR) e Rotary Clube de Boa Vista-Caçari. Os itens recebidos vão desde projetores a relógios de xadrez.

As doações fortalecerão o Projeto Xeque Mate, criado em 2018 e que, a cada ano, vem sendo aprimorado. Atualmente, a iniciativa contempla 78 participantes que passaram a contar com o chamado “Clube de Xadrez Xeque Mate”. Os alunos praticam o esporte duas vezes por semana, no contraturno das aulas.

Mais habilidades

Ao agradecer os parceiros pela iniciativa, a gestora da unidade, Jamily Portela Frota, destacou que a atividade contribui, de forma efetiva, para o desenvolvimento dos alunos. “Temos o projeto Xeque Mate para incentivar os estudantes com os objetivos de aprimorar a prática de xadrez, desenvolver habilidades de raciocínio lógico e tomada de decisões, desenvolvimento cognitivo e prática esportiva inclusiva e saudáveis”, destacou.

A cerimônia de entrega contou com a presença do Governador do Distrito 4720, do Rotary Clube, Evandro Valente, que deu mais detalhes sobre os objetivos da ação. “Visamos, com esta ação, a possibilidade de aumentar o poder cognitivo de todas as crianças através do xadrez. Obviamente contamos com essa iniciativa da própria escola. Então o Rotary está fornecendo os materiais necessários para que isso seja executado da melhor forma possível”, disse.

Vitor de Castro, pai da aluna Glayde Vitória notou consideráveis evoluções na filha após o início da prática de xadrez. “No caso da minha filha, foi de fundamental importância, pois ela tinha muita dificuldade tanto na leitura quanto no entendimento. Hoje, ela se desenvolveu bastante! Está lendo, sendo uma boa aluna e conseguindo se desenvolver tanto na escola quanto em casa”, contou.

Materiais: 2 armários; 1 caixa amplificada 60w 100, camisetas personalizadas, 1 projetor, 1 microfone, 10 carregadores de bateria, 2 cabos HDMI, 2 cabos p2 fitz, 2 extensões 10m, 5 soquetes, 1 notebook, 11 baterias recarregáveis, 1 tela tripé 2m x 2m, 30 relógios de xadrez e 25 jogos de xadrez.

Edson Ribeiro

 

 

Veja também

Topo