A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou projeto de lei que inclui as avenidas Galáxia e Pedro Costa, no bairro Cidade Satélite, nos eixos comerciais e de serviços da Capital. Na prática, a iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região e garantir maior atenção e investimentos comerciais no bairro.
O autor do projeto, vereador Manoel Neves (Republicanos), explica que a definição de eixos comerciais nas legislações municipais é uma medida importante tanto para melhorar a organização das atividades comerciais e industriais dentro da cidade quanto para estimular o comércio local e, consequentemente, impulsionar a valorização imobiliária do local.
“O objetivo com isso é evitar o surgimento desorganizado de empresas e lojas pela cidade, o que pode trazer problemas de congestionamento, por exemplo. Além disso, vai facilitar o acesso da população a esses estabelecimentos”, completa, ressaltando que a concentração de atividades comerciais e de serviços também facilita a criação e o acesso a serviços públicos nessas áreas, como transporte, infraestrutura e segurança.
“A medida representa uma oportunidade de geração de emprego para os moradores de regiões próximas, porque a partir do momento que ocorre a consolidação dos eixos comerciais dentro da cidade geralmente acaba levando a uma maior demanda de mão de obra”, observa ele, lembrando que o projeto de lei seguirá para a sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB) e, em seguida, serão tomadas as medidas necessárias para a implementação e adequação da legislação municipal, visando impulsionar o desenvolvimento comercial e de serviços na região.
Alexsandra Sampaio