Um celular avaliado em R$ 13 mil, furtado no estado do Piauí, foi recuperado na manhã desta quarta-feira, 2, na cidade de Boa Vista, estado de Roraima. A ação é resultado da união de esforços entre a PCRR (Polícia Civil de Roraima) e a PCPI (Polícia Civil do Piauí).
De acordo com informações do diretor do DOPES (Departamento de Operações Especiais) da PCRR, delegado Maurício Nentwig, a delegada titular do 24° DP (Distrito Policial) de Teresina, Laura de Brito Monteiro Neta, entrou em contato no início da manhã de hoje, com as informações sobre a possível localização do celular, solicitando ajuda para a apreensão do aparelho.
“Sabíamos que o celular havia sido furtado dentro de um veículo de uma Coronel do Corpo de Bombeiros lá do estado do Piauí. Os agentes já tinham a identificação de que este celular possivelmente estaria no estado de Roraima, em posse de uma mulher, que é uma profissional da área da saúde”, relatou o delegado.
De acordo com Nentwig, menos de uma hora após o contato inicial, os policiais que integram o GRI (Grupo de Resposta Imediata) realizaram a diligências que recuperou o aparelho.
“Com as informações, conseguimos localizar a pessoa que poderia estar com telefone. Essa pessoa colaborou com as atividades policiais entregando o aparelho. Foi confrontado o IMEI, que é a identidade internacional de equipamento móvel,
e verificado que, de fato, é o celular que havia sido subtraído no estado do Piauí”, enfatizou o diretor.
A mulher que estava em posse do aparelho foi conduzida ao DOPES, onde foi lavrado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por receptação culposa. O aparelho foi apreendido e, de acordo com o Maurício Nentwig, será encaminhado pelo DOPES para o Piauí, onde será restituído à vítima.
“Ela já está ciente que conseguimos recuperar o aparelho e se mostrou extremamente feliz e agradecida”, disse.
Para o diretor, o resultado mostra a importância da integração e a rapidez que a união entre policias pode resolver casos, mesmo em outro Estado.
“Produziu resultados extremamente rápidos. Hoje o mundo é muito moderno, todo digitalizado, então a gente consegue produzir resultados assim em questões de horas. No caso específico, o celular foi apreendido e recuperado e temos menos um celular roubado circulando no país”, disse o delegado.
Orientação
O diretor observou que o celular foi furtado quando estava dentro do veículo da vítima, ocasião em que os criminosos usaram um equipamento conhecido como “chupa cabra” que impede a trava da porta do carro de fechar.
“É importante orientar a população a prestar atenção para não deixar objetos de valor dentro do veículo. Sempre que travar o veículo, conferir se a porta está realmente trancada para evitar ser vítima dos criminosos. Outra orientação é o pessoal prestar mais atenção na questão da compra de celular furtado ou quaisquer objetos furtados. Segue que for comprar algum produto, seja celular ou não, verificar a procedência do material e exigir a nota fiscal” disse.