Começou nesta segunda-feira, 7, a temporada de cerimônias de entrega de alamares para os estudantes da rede de CEMs (Colégios Estaduais Militarizados) de Roraima referente ao segundo bimestre do ano letivo.
No total, mais de 6,2 mil estudantes dos 33 colégios militarizados serão agraciados com os alamares. A cada encerramento de bimestre, os alunos destacados são agraciados com a condecoração.
O secretário-adjunto da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e coordenador dos CEMs, José de Sousa, explicou que o cronograma segue até final do mês em todo o Estado.
“Começamos nesta segunda-feira pelo Colégio Estadual Militarizado Carlos Drummond de Andrade, bairro Pricumã, seguindo até dia 25 no Colégio Militarizado José Aureliano da Costa, no Cantá. Atualmente temos matriculados na rede de colégios estaduais militarizados, 29 mil alunos”, disse.
A honraria é entregue para os estudantes que alcançaram nota igual ou superior a 8,5 em todos os componentes curriculares.
As solenidades de entrega dos alamares fazem parte da rotina dos colégios militarizados. A aluna alamar Letícia Albuquerque detalhou que, para ter bons resultados, alguns sacrifícios precisam ser feitos, mas a conquista pessoal vale a pena.
“A parte mais fácil é quando você está na formatura, recebe os elogios dos seus professores, do quanto você se dedicou, na presença dos pais e dos colegas. A parte mais difícil são as provas, mas com determinação todos podem conseguir o alamar”, frisou a estudante.
Agenda da semana
Nesta terça-feira, 8, a solenidade acontece nos CEMs Dom Pedro I (Iracema) e Irmã Maria Teresa Parodi (Boa Vista).
Na quarta-feira, 9, será nos CEMs Professor Camilo Dias (bairro Liberdade), Jaceguai Reis Cunha (bairro Asa Branca) e Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí).
Na quinta-feira, 10, será no CEM Professora Maria Nilce Macedo Brandão (bairro Cauamé) e Luiz Ribeiro de Lima (bairro Equatorial. Encerrando a semana, na sexta-feira, 11, realizam a cerimônia o CEM Nova Esperança (Vila Samaúma) e Professora Antônia Tavares da Silva (Rorainópolis).
Rede
Atualmente a Rede de Colégios Estaduais Militarizados atende 27.885 estudantes e é formada por 33 instituições de ensino sendo 20 na capital e 13 no interior (Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Pacaraima, Bonfim, Alto Alegre, São Luiz do Anauá e Amajari), além do CME (Colégio Militar Estadual) Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges.
Layse Menezes