O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) alerta a população roraimense sobre estelionatários que estão se passando por servidores do órgão público para aplicar golpes utilizando as redes sociais.
A modalidade de estelionato acontece quando golpistas utilizam imagens de carros e motocicletas em redes sociais como o Facebook, além de disponibilizarem número de WhatsApp, e oferecem a venda de veículos, serviços para pagamento de taxas e outros, visando facilidades aos usuários.
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, frisou que o departamento não oferta qualquer serviço por telefone, e-mail, SMS ou redes sociais.
“Os supostos golpistas utilizam perfil falso nas redes sociais, oferecendo vantagens na aquisição de veículos, de CNH ou extinção de multas. As pessoas se sentem atraídas por essas ofertas, mas devem ficar atentas para que não percam dinheiro”, alertou.
Duarte informou ainda que durante a negociação com o usuário, os estelionatários exigem que seja feito o depósito de uma quantia em dinheiro. “Após o valor ser transferido para o golpista, o perfil falso bloqueia a vítima, que nesse momento percebe o golpe aplicado. Não compre ou feche negócio sem antes verificar a procedência do veículo e se o mesmo existe”, reforçou.
O presidente agradece a população que tem entrado em contato com o Detran-RR para verificar se determinada pessoa de fato é servidora do departamento. “É sempre bom ficar atento para não cair no golpe. Qualquer dúvida, pode falar pelas mensagens diretas do perfil oficial do Detran-RR no Instagram que daremos retorno”, disse.
Como se prevenir
É importante saber que o Detran-RR não oferta pagamento de taxas ou multas via WhatsApp e em mídias sociais. A emissão de multas, taxas de documentação e IPVA podem ser emitidas de forma segura no endereço eletrônico do órgão estadual.
O cidadão que suspeitar de algum golpe em nome do Detran pode fazer a denúncia em alguma Delegacia de Polícia, com registro do Boletim de Ocorrência.
Edilson Rodrigues