Sistema Prisional: Governo promoverá ação de testagem rápida de reeducandos da Pamc

Ação ocorrerá no período de 18 a 29 deste mês, com expectativa de atingir os cerca de 1.800 reeducandos da unidade. – Fotos: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) e Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), promove a partir desta segunda-feira, 18, uma ação de testagem rápida em reeducandos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).

A iniciativa ocorrerá no CPSRR (Centro de Saúde Prisional de Roraima) que funciona dentro da unidade, no período de 18 a 29 deste mês, com expectativa de atingir os cerca de 1.800 reeducandos da Pamc.

De acordo com o enfermeiro responsável pelo programa de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) do CSPRR, Agnaldo Nina, o objeto da testagem é diagnosticar doenças como sífilis, HIV e hepatite B, visando obter dados detalhados e consistentes sobre a saúde de pessoas privadas de liberdade daquela unidade, alcançando melhor monitoramento e tratamento das referidas patologias, aumentando assim as chances de cura.

“Essa ação é de suma importância, porque ela fará a testagem em massa de todos da unidade, ajudando a fazer um bloqueio de transmissão dessas patologias, principalmente das IST’s, além de assegurar que o tratamento dessas doenças esteja sendo realizado corretamente”, destacou.

Atenção especial

As ações para a população privada de liberdade em 2023 foram iniciadas no início de abril, com a realização de um mutirão de saúde para reeducandos da Pamc.

Na ocasião, foram realizados os serviços de verificação de sinais vitais, consulta com enfermeiros e médicos, distribuição de medicamentos para verminoses, tratamento de pele e cadastro no e-SUS, beneficiando 1.800 internos.

Para esta ação em específico, a Sesau e a Sejuc contaram com o apoio do Centro Universitário Estácio da Amazônia

Outras iniciativas foram realizadas ao longo dos meses seguintes, como consultas oftalmológicas e ginecológicas para reeducandas da Cadeia Pública Feminina, que fica no bairro Asa Branca. Ambos os procedimentos foram executados por meio de equipes da Saúde Itinerante e Saúde Prisional da Sesau.

Minervaldo Lopes

 

 

Veja também

Topo