Chico Mozart apresenta projeto de lei que institui o “Teste do Olhinho” para detecção de câncer em recém-nascidos

Deputado defende no projeto de lei que hospitais públicos e privados devem realizar o exame 72 horas após o nascimento e uma vez por ano até os três anos de idade. – Foto: Ascom Parlamentar

No Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico precoce de Retinoblastoma, 18 de setembro, o deputado estadual Chico Mozart (PP), apresentou projeto de lei que institui a realização de exames para detecção desse câncer que ocorre comumente em recém-nascidos.

Apesar de ser um câncer raro, existem três tipos de retinoblastoma, o unilateral que ocorre em apenas um olho, o bilateral que ocorre nos dois olhos e o neuroectodérmico primitivo, que também atinge as células primitivas do cérebro.

Os sintomas as vezes são imperceptíveis. Se o bebê ficar com a pupila branca no contato com a luz ou em uma fotografia com flash, pode ser que esteja com o câncer, por isso é necessário que o exame seja feito nos primeiros dias após o nascimento.

Chico Mozart defende no projeto de lei que hospitais públicos e privados devem realizar o exame 72 horas após o nascimento e uma vez por ano até os três anos de idade.

“Caso seja detectado o retinoblastoma, a criança deve ser encaminhada para tratamento, seja na rede pública ou particular. O estado deve informar aos pais a unidade de saúde especializada para realizar o tratamento. É uma doença curável e que requer toda atenção da rede de saúde e principalmente dos pais”, explicou.

O Estado também pode firmar convênios com entidades públicas e privadas para garantia dos exames e tratamentos.

O projeto de lei está tramitando em comissões da Assembleia Legislativa de Roraima, depois deve entrar em votação e se aprovado segue para sanção do Governo de Roraima.

 

Veja também

Topo