Governo e parceiros iniciam estudos para criar Centro de Inovação Biotecnológica de Roraima

A finalidade de aprimorar o setor com mais tecnologia e conhecimento. – Fotos: Secom/RR

Combinando a gestão da inovação em Roraima, o Governo do Estado e parceiros se reuniram nesta segunda-feira, 18, no Sesi-RR (Serviço Social da Indústria) – Distrito Industrial, onde foi discutida a criação de um Centro de Biotecnologia em Boa Vista.

O governador Antonio Denarium destacou a iniciativa que envolve o Governo e entidades do eixo do desenvolvimento, com a finalidade de aprimorar o setor com mais tecnologia e conhecimento. “Além de debater sobre a cultura empreendedora e inovadora do nosso Estado, maior produtividade no campo, nesse encontro também conhecemos o espaço que poderá abrigar o Hub de inovação em alimentos, parte integrante do futuro do Centro”, adiantou.

A presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Izabel Itikawa capitaneou a reunião. “Nossa missão é beneficiarmos os fabricantes, agregando melhores valores aos produtos no mercado local e nacional, onde, através da tecnologia e de uma gestão inovadora, daremos continuidade ao crescimento do agronegócio em nosso Estado”, destacou a presidente da Federação das Indústrias de Roraima, Izabel Itikawa.

Para o empresário Paulo Silveira, da empresa Tropical Food Innovation Lab, a criação do Centro de Biotecnologia é fundamental para o desenvolvimento da produção regional. “Inovação com tecnologia e inovação olhando para a sociedade é um caminho que possibilita prosperidade a todos que trabalham com criativa as culturas mais diversas, sobretudo, buscando renda familiar”, reforçou.

Na percepção do secretário da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Márcio Grangeiro, os projetos construídos pelo Governo de Roraima com a inovação e a pesquisa têm objetivado um ambiente favorável aos empreendimentos e aos empreendedores, atraindo investimentos, consolidando a evolução contínua do nosso Estado.

Participaram do encontro representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faerr (Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima) e Fuea (Fundação Universitas de Estudos Amazônicos).

Entenda a proposta

Durante o 2º Roraima Agroind – A Indústria começa no campo, em maio de 2023, foi assinado o documento denominado memorando de entendimentos, cuja finalidade é estabelecer mútua colaboração entre instituições e o Governo de Roraima para a elaboração do projeto Habitat de Inovação.

Esse foi o primeiro encontro presencial dos parceiros institucionais que assinaram o memorando de entendimentos.

Michel Sales

 

Veja também

Topo