Como parte da programação da Campanha Setembro Amarelo, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), realizou na tarde desta quarta-feira, 20 de setembro, uma blitz de sensibilização pela vida. A atividade foi realizada na Avenida Ene Garcez e contou com a presença de professores e alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato.
Na ocasião, foram entregues fitinhas amarelas e folders informativos para a população que passou pelo local, além da exposição de cartazes feitos pelos alunos da escola sobre a temática.
O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, explica que a iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para o cuidado com a saúde mental.
“É importante fazer essa intervenção alegre e divertida no trânsito, onde as pessoas estão realizando um deslocamento diário. A intenção da ação é inspirar e alertar as pessoas para procurarem ajuda e entenderem que nossa saúde mental precisa estar sempre em dia. Nós cuidamos do corpo, da parte financeira, da família, mas esquecemos do emocional. Portanto, esperamos que com a campanha e a energia dos alunos, direção da escola, servidores do MPRR e toda a equipe presente desperte nas pessoas a vontade de buscar ajuda para combater os pensamentos negativos”, destacou o Promotor de Justiça.
Para a aluna da Escola Estadual Monteiro Lobato, Ana Clara Félix, de 15 anos, as atividades da campanha têm surtido efeito.
“Isso tudo é para as pessoas que não estão bem saberem que não estão só, eu já passei por isso e me senti sozinha. A campanha incentiva as pessoas a procurarem ajuda, além de que é um jeito de nós deixarmos claro para os colegas e amigos que podem contar com a gente e com a escola”, afirmou a adolescente.
No período da manhã, o tema de valorização à vida foi abordado com os Policiais Militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Roraima. O Promotor, Igor Naves, conversou com os participantes e a Mestre em Ciências da Saúde, Andreia Nicoletti, falou sobre o autoconhecimento e os sintomas da ansiedade e depressão.
O Subcomandante do BOPE, Major Barroso, afirma que a palestra é importante para os policiais militares que atuam na unidade. “Acredito que esse tipo de palestra é fundamental para os policiais militares do Bope que lidam com as ocorrências mais graves e perigosas. A saúde mental do policial é fundamental para que ele possa ser bem-sucedido na prestação de serviço à sociedade”, concluiu o Subcomandante.