Strong Link: Operação da PF e Ficco/RR tenta desarticular facção criminosa em Roraima

Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. – Foto: Ascom/PF-RR

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/RR) deflagrou nesta quinta-feira, 21, a Operação Strong Link, visando desarticular a cúpula roraimense de uma organização criminosa.

Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista/RR, Mucajaí/RR, Normandia/RR e Osasco/SP.

Todos os investigados possuem antecedentes criminais por diversos crimes como homicídio, tráfico de drogas, lesão corporal, ameaça, furto, etc. Entre os investigados, estão pelo menos dois suspeitos de integrarem o Tribunal do Crime da facção.

Um dos envolvidos foi condenado pelo homicídio de um adolescente de 16 anos, em janeiro de 2018, em São Luiz/RR. A vítima foi sequestrada, torturada e morta por decapitação e sua namorada foi golpeada várias vezes, mas conseguiu sobreviver.

Outro suspeito foi responsabilizado pelo assassinato de um jovem em maio daquele mesmo ano, em São João da Baliza/RR. Por esse crime, o investigado foi condenado por homicídio triplamente qualificado com pena de 28 anos e 9 meses.

Nos mesmos moldes de outras operações deflagradas pela Força Integrada, a Strong Link também objetiva combater a criminalidade violenta através do enfrentamento às facções criminosas, ao tráfico de drogas e ao comércio ilegal de armas de fogo e munição.

Os crimes investigados são de participação em organização criminosa e tráfico de drogas.

A FICCO/RR é integrada pelas Polícias Federal, Militar, Civil, Penal e Rodoviária Federal e pelas Secretarias de Segurança Pública e da Justiça e da Cidadania.

O nome da operação faz referência à estratégia de quebra do elo forte da corrente do crime, formada por criminosos da cúpula da facção, com o propósito de dissuadir o ingresso de novos integrantes.

 

Veja também

Topo