Desde o início do seu mandato, em fevereiro deste ano, o deputado federal Albuquerque (Republicanos/RR), tem trabalhado intensamente, buscando alternativas para transformar a produção de mel, em um grande negócio para alavancar a economia de Roraima.
Nesta última semana, Albuquerque viajou até o estado do Piauí, o maior produtor de mel do país, acompanhado de uma comissão formada por membros de cooperativas de Roraima, técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura e da Embrapa/RR, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura, com o intuito de buscar conhecimento sobre a cultura do mel.
O mel é a terceira maior economia do Piauí, com polos criados em vários municípios. A apicultura começou a ser desenvolvida no estado há mais 30 anos e hoje alcançou um patamar surpreendente. A maior parte da produção é exportada para fora do país, tornando-se uma cultura de grande lucratividade e que gera empregos e riqueza para as regiões produtoras.
A comissão liderada pelo deputado Albuquerque foi conhecer uma das várias cooperativas do Piauí, a COMAPI, Cooperativa Mista de Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, no município de mesmo nome, para entender como funciona a produção de mel de qualidade em larga escala, com o intuito de levar essa tecnologia e modo de produção para Roraima.
“Queremos levar todo esse know-how para Roraima, aprendendo com quem sabe fazer. Ainda teremos a vantagem de ver o que deu certo e o que não deu, ganhando tempo e economizando recursos”, afirmou Albuquerque.
O parlamentar afirma que houve um alto investimento do Governo do Piauí e dos parlamentares federais que destinaram emendas aquele estado, para que a apicultura chegasse ao patamar que está hoje.
O projeto para a instação da indústria do mel de Roraima já está sendo feito, numa parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura, MAPA e MDA. Parte dos recursos já foram alocados por Albuquerque, na quantia de R$ 1,8 milhão. Ao todo serão necessários cerca de R$ 4 milhões para a conclusão da agroindústria.
“Estou muito confiante de que Roraima será um grande produtor e exportador de mel de qualidade para o Brasil e o mundo, o que será um suporte imenso para nossa economia, beneficiando os pequenos produtores”, finalizou o parlamentar.