Uma noite de celebração. Assim, promete ser o evento de reconhecimento dos ganhadores do 1º Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), com o título “Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania”.
A solenidade está marcada para o dia 06 de novembro de 2023, às 19h, no Salão Monte Roraima do Sesc/Senac Administrativo, na Rua Dr. Araújo Filho, 947, Centro, Boa Vista.
Dentre os temas das matérias vencedoras, destacam-se: violência contra a mulher, garantia de direitos dos reeducandos do sistema prisional, reconhecimento de paternidade, participação no casamento coletivo, atendimento da DPE Itinerante e registro de nascimento tardio. Em síntese, as matérias abordaram a garantia de direitos e o acesso à justiça gratuita, integral e coletiva na promoção de cidadania para todos e todas, por meio do jornalismo comprometido com a defesa das pessoas mais vulneráveis.
Para o defensor público-geral, Oleno Matos, o Prêmio alcançou a meta de engajar o mundo acadêmico e os formadores de opinião da comunicação sobre o papel da Defensoria perante a sociedade. Segundo ele, espera-se que os próximos concursos levem ainda mais longe os serviços e ações da DPE-RR.
“Estamos muito honrados em poder promover esse Prêmio de Jornalismo e agora fazer essa celebração de premiação. Atingimos nosso objetivo de engajar os jornalistas e acadêmicos de Jornalismo do estado, para divulgar o trabalho incansável da Defensoria. O resultado foi excepcional e tenho certeza que os próximos concursos terão ainda mais alcance. Parabéns aos vencedores”, comemorou Oleno.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) e jurado do concurso, Paulo Thadeu, destacou o fortalecimento da pauta dos direitos humanos promovido pelo Prêmio, ao mesmo tempo em que engrandeceu o trabalho da imprensa roraimense.
“A Defensoria Pública do Estado consegue, mais uma vez, se destacar dentro dessa articulação, do fortalecimento de políticas, principalmente na pauta de direitos humanos. E fazer um Prêmio desses, foi o reconhecimento do trabalho de toda a classe de jornalistas e comunicadores que atuam com essa pauta voltada à política do bem viver, à política do bem-estar social e, principalmente, à pauta que possa combater a xenofobia, a homofobia, a violência contra mulheres, contra migrantes, contra as minorias. A Defensoria, por meio desse Prêmio, conseguiu enaltecer o trabalho da imprensa, mas, principalmente, levando essa mensagem de construção, de esperança, no que se refere aos direitos humanos”, finalizou Paulo.
Categorias
Nesta primeira edição do Prêmio, concorreram trabalhos nas categorias: Texto, com matérias publicadas em jornais impressos ou em portais; Áudio, para matérias de rádios e podcasts; Vídeos, para materiais veiculados na televisão e em canais de jornalismo na internet; Fotojornalismo, para imagens publicadas em matérias; e Universitária, para reconhecimento dos alunos do curso de Jornalismo.
A Comissão Julgadora avaliou os trabalhos conforme os critérios de adequação ao tema, qualidade técnica, abrangência da publicação, impacto e benefícios ao público, abordagem esclarecedora sobre a atuação da DPE-RR e precisão no eventual emprego de termos jurídicos e na designação de cargos.
Premiação
No 1º lugar das categorias profissionais Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, os vencedores receberão um troféu, certificado e valores em dinheiro.
Lista de vencedores
CATEGORIA PROFISSIONAL
Texto
1. AMÍLCAR SÉRGIO TEIXEIRA SOARES JÚNIOR
2. ÉLISSAN PAULA RODRIGUES
Áudio
1. POLIANA FERREIRA ARAÚJO
2. TAÍGO ARAÚJO
Vídeo
1. BRENA LORENA MACEDO MOURA
2. WILLIAMS SEVERINO DIAS
Fotojornalismo
1. NILZETE DE PINHO FRANCO
2. NILZETE DE PINHO FRANCO
CATEGORIA UNIVERSITÁRIO
1. TIAGO DA SILVA CÔRTES
2. ARTHUR RODRIGUES CHAVES