Caracaraí: Ouvidoria-Geral da ALE-RR auxilia Câmara Municipal a implantar órgão de escuta local

Equipe também orientou Escola Estadual Presidente Castelo Branco a implementar uma unidade estudantil. – Fotos: Eduardo Andrade

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se reuniu com alguns vereadores de Caracaraí, nesta quinta-feira, 19, para auxiliá-los na futura instalação do órgão na Câmara Municipal da cidade. A equipe da unidade do Parlamento realizou uma apresentação sobre a criação em seis passos: regulamentação da norma; equipe; infraestrutura; canais de atendimento (presencial, telefônico e online); processo de tratamento de manifestações e divulgação.

O presidente da Câmara, vereador Jaílson Fernandes (MDB), destacou que o órgão será de suma importância para o município, para conhecer os anseios da população e dos servidores, além de saber a opinião comum sobre o trabalho que está sendo realizado.

Jaílson Fernandes

“A ouvidoria virá, justamente, para que a gente ajude os moradores de forma mais ampla e efetiva. Vamos trabalhar para que ela seja instalada o mais rápido possível aqui na Câmara. Já pegamos o modelo do projeto de lei, vamos estudá-lo e ver a melhor forma de deixar essa marca”, disse.

O diretor Manoel Batista ressaltou que, em junho, o órgão fez uma primeira visita ao município e a Iracema, por meio do projeto “Ouvidoria Itinerante”, para levar informação sobre a ferramenta de gestão, bem como seu funcionamento, organização e estrutura.

“Nesta segunda visita, os vereadores pediram uma explanação melhor para conhecer o projeto de lei e estruturação. A partir daí, eles vão se organizar e levar para votação em plenário da Casa, para que seja aprovado e haja as nomeações do ouvidor e servidores.

Manoel Batista

Batista ainda frisou a necessidade de haver uma ouvidoria em todos os municípios, por ser um meio de ligação entre população e administração pública.

“A ouvidoria é o elo entre a população e o poder público. Ela é de grande importância porque a população pode, sim, se manifestar, participar do processo democrático, cobrar, fazer suas reclamações, como, também, sugerir projetos de lei, entre outras proposições. Além disso, pode influenciar no processo eleitoral, tendo em vista que temos apenas 24 deputados que representam os mais de 600 mil habitantes de Roraima”, enfatizou.

Pela parte da tarde, a equipe da Ouvidoria-Geral seguiu para ajudar na implementação de uma unidade estudantil na Escola Estadual Presidente Castelo Branco.

Suzanne Oliveira

 

Veja também

Topo