O Governo do Estado, por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), está prestando atendimento aos moradores do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. A ação orienta mutuários de como devem proceder para receberem o benefício de anistia do pagamento de seus apartamentos, como está determinado na Resolução 1248 do Ministério das Cidades.
O trabalho seria realizado a princípio na sexta-feira, 24, a sábado, 25, mas devido à demanda dos moradores por informações, o período foi ampliado.
Durante toda a semana, até sexta-feira, 1º de dezembro, a equipe de funcionários da Codesaima estará no CAS (Centro de Atendimento Social) Vila Jardim recebendo os moradores, no horário das 08h às 13h. A unidade fica ao lado da Escola Estadual Irmã Maria Teresa Parodi.
O Vila Jardim tem 12 condomínios, com 180 blocos e 2.992 apartamentos. Estima-se que morem ali cerca de 12 mil pessoas.
A anistia é um benefício concedido pelo Governo Federal para quem já pagou 60 meses do contrato original, que é de 10 anos.
O governador Antonio Denarium determinou que a Codesaima fizesse de imediato o trabalho de informar os moradores para a possibilidade da anistia, a depender de critérios de pagamento ou recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família.
“É um grande benefício do Governo Federal e do Governo do Estado. Mesmo quem estiver inadimplente poderá negociar a dívida na Caixa Econômica Federal. Basta ter pago o apartamento por cinco anos que será anistiado e poderá dizer que aqui tem dono”, disse o governador Antonio Denarium sobre a resolução.
A presidente da Codesaima, Maria Dantas, lembra ainda que é importante a presença dos mutuários.
“Os moradores do Vila Jardim não podem perder essa oportunidade de liquidar o contrato de seus apartamentos. Estaremos lá, durante a semana, esperando a todos”, concluiu.
Marco Aurélio Rodrigues