Projetos sociais da prefeitura retornam do recesso com recreação, atividades físicas e muita diversão

São mais de 3 mil atendidos, divididos entre Cabelos de Prata, Conviver, Dedo Verde, Crescer e ArtCanto. – Fotos: Semuc/PMBV

Esta segunda-feira, 5, foi marcada por muita alegria com o retorno das atividades dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista. São mais de 3 mil beneficiários divididos entre Cabelos de Prata, Conviver, Dedo Verde, Crescer e ArtCanto. Recreação, atividades físicas, acolhimento e bate-papo marcaram o reencontro dos integrantes.

Um dos reencontros mais aguardados foi o do Cabelos de Prata. Projeto voltado especialmente para a terceira idade, conta com 1.473 integrantes e desenvolve atividades que contribuem para um envelhecimento saudável. Além disso, é um grande marco de cuidado da gestão.

“Nós procuramos fazer momentos em grupo, para que eles mantenham contato e interajam uns com os outros. Todos estão muito felizes por estarem voltando às ações, é muito importante para eles”, disse a superintendente de Desenvolvimento Social da Secretaria Municipal de Gestão Social, Sheyla Santana.

Duas décadas

Eva Magalhães, de 77 anos, está no Cabelos de Prata há 20 anos e faz questão de compartilhar a experiência. “Eu estava com muitas saudades desses momentos. É tão bom estar aqui, rever meus colegas. Não deixo de vir nas atividades. Me sinto acolhida e tudo isso já é parte de quem eu sou. Afinal, são duas décadas que participo diariamente”.

Irmandade

Os projetos sociais também promovem boas amizades. Expedita Vicente, de 85 anos, é atendida no CRAS Centenário e, para ela, todos são como uma família. “Nós somos uma turma de irmandade e só tenho a agradecer. Elogio nosso prefeito, por ter tanto compromisso com a gente. Às vezes chego cansada, mas aqui danço e pulo. Não existe doença ou nada de ruim. Só felicidade”, contou.

Conheça os projetos

Conviver – Seu objetivo é complementar o trabalho social com as famílias com o objetivo de prevenir ocorrências de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As atividades ocorrem nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Atende atualmente 953 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos.

Dedo Verde – As ações são focadas na proteção social, defesa de direitos, prevenção de riscos, fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e no protagonismo juvenil com ênfase na cidadania ambiental, com ações educativas, atendendo 151 jovens de 14 a 17 anos.

Cabelos de Prata – Tem como desenvolvimento de atividades para a terceira idade que contribuam no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, atendendo atualmente 1.473 idosos.

ArtCanto – Promove a educação musical com acompanhamento social e pedagógico para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. O projeto ensina a prática do canto coral infanto-juvenil, música popular brasileira, erudita e regional, atendendo 220 integrantes.

Rumo Certo – O Programa oferece capacitação, cursos e orientações sobre mercado de trabalho e vivenciam na prática o dia a dia de empresas e instituições parceiras durante a permanência no programa, e atende atualmente 100 jovens.

Crescer – O projeto incentiva jovens a despertarem seus talentos e transformam vida. São oferecidas oficinas profissionalizantes que ajudam os 296 alunos a terem uma percepção de mercado de trabalho, além de questões educacionais e sociais.

Ana Luiza Cardoso

 

Veja também

Topo