O Roraima Classic, a maior competição de Fisiculturismo de Roraima que está na sua segunda edição, e será realizado no dia 10 de fevereiro, no Parque Rio Branco em Boa Vista. Atletas de Roraima, Amazonas e Venezuela. Neste ano, o diferencial do evento é uma apresentação de um homem gay cisgênero, o San Victor, de 24 anos.
San teve uma conversa com o organizador do evento, o deputado estadual 1(PRTB), em que colocou o desejo de que os eventos de fisiculturismo tivessem a participação do público gay. Como não há uma categoria específica instituída no esporte, o deputado se dispôs a tentar encontrar futuramente meios para que houvesse a inclusão dessas pessoas. Mas enquanto isso não acontece, convidou o San para fazer uma demonstração ao público na categoria Wellness, que são atletas com coxas e glúteos volumosos, que conservam o corpo feminino e exibem pouco percentual de gordura.
“Estou imensamente agradecido ao deputado Marcinho pela oportunidade de participar do Roraima Classic, mesmo que não seja competindo, porque entendo que esse é o primeiro passo, a porta de entrada para que o público gay possa também participar dos eventos de fisiculturismo e mostrar que minha condição não define minha totalidade. Eu tenho me dedicado ao esporte e sei do meu potencial, também sei que outras pessoas vão aderir às competições quando se criar uma categoria especifica em Roraima”, explicou Victor.
Belota e San entendem que é desproporcional que ele entre em uma competição com mulheres, e que viu força de vontade e potencial no jovem. “Ele tem tudo para competir, mas ainda não temos uma categoria dedicada a esse público, vamos buscar entendimento para mudar essa realidade, enquanto isso o San vai realizar uma demonstração ao público no dia 10”, explicou o deputado.
As categorias estão divididas em masculino e feminino, e são elas: Men’s Physique Estreante, Men’s Physique Junior (até 17 anos), Classic Physique Estreante, Classic Physique Adulto, Wellness Estreante, Wellness Adulto, Wellness Master, Musa Fitness e Musa da Academia.
Belota destaca que essa vontade em proporcionar mais valorização ao esporte nasceu quando começou a competir no fisiculturismo e garantiu vários títulos para Roraima.
“Eu estive em competições regionais, nacionais e internacionais, onde pude levar o nome de Roraima para outros lugares e mostrar que os atletas daqui têm empenho e força de vontade. Tenho amigos que já competiram e ganharam notoriedade Brasil afora, e também sei de atletas com um grande potencial que precisam de patrocínios durante o período de treino e durante competições. É por isso que nasceu o Roraima Classic, para valorizar o que temos de melhor no fisiculturismo”, explicou Belota.
Marcinho Belota tem 4 títulos Men’S Physique na Copa Manaus (de 2013 a 2016), sendo Bicampeão Amazonense na mesma categoria; também foi campeão Classic Physique no Amazonas em 2017, Bicampeão Roraimense Classic Physique; garantiu o 8º lugar no Brasileiro de 2015 entre 78 atletas e no Arnold Classic garantiu o 13º lugar em 2015 entre 278 atletas.
A estrutura
Em frente ao palco serão colocadas 1.500 cadeiras e quem quiser ter acesso a esse espaço específico, deve levar 3 quilos de alimentos não perecíveis a serem doados para instituições sociais, porém é um evento aberto que terá espaço para milhares de pessoas prestigiarem e torcerem pelos atletas. Pessoas com deficiência também terão espaços reservados e o local será projetado para que a circulação do público seja tranquila e organizada.
No local também terão cerca de 26 expositores de parceiros, patrocinadores e lojas especializadas em suplementos, roupas esportivas, consultorias nutricionais, entre outros. O evento conta com apoio do SEBRAE Roraima, Governo de Roraima e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) da Prefeitura de Boa Vista.