A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), via DPETR (Departamento de Emprego, Trabalho e Renda), promoveu nesta terça-feira, 6, a inauguração da lojinha do PAR (Programa do Artesanato de Roraima). O novo ponto vai funcionar como local de venda direta entre artesãos, consumidores e o público em geral.
A loja funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, no Ceac (Centro de Atendimento ao Cidadão, que está localizado na rua Pavão, 206, no bairro Mecejana, na lateral da Setrabes.
Na lojinha do PAR será possível encontrar diversas tipologias artesanais para comprar e dar de presente, além de apreciar e valorizar o artesanato roraimense. Serão vendidos produtos artesanais, indígenas e contemporâneos, além de peças como colares, pulseiras, tiaras, brinco, ponteiras de canetas, almofadas, tapetes de crochê, toalhas bordadas, bonecas de pano, chaveiros e entre outras variedades, com preços bem acessíveis.
De acordo com a titular da Setrabes, Tânia Soares, a abertura da nova loja do PAR é importante tanto para os artesãos, que contam com mais oportunidades de vendas, quanto para os clientes, que têm mais uma opção de acesso ao legítimo artesanato roraimense.
“A Setrabes coordena o Programa de Artesanato, que é ligado ao Departamento de Emprego, Trabalho e Renda. Roraima é extremamente rico, com uma diversidade imensa, composto de várias etnias e cultura que constitui vários produtos que são valorizados em outros Estados e também em outros países, como o exemplo em que tivemos a oportunidade de levar parte da nossa cultura à França”, explicou.
A artesã Rosângela Nogueira destacou a importância da loja do PAR para os artesãos em Boa Vista para venda de produtos.
“Trabalho há 18 anos com o artesanato indígena produzindo colheres de pau, biscuit, madeira, colares, imãs e muito mais com produtos regionais. E agora com a loja podemos deixar nossos produtos para venda e ganhar uma renda extra”, disse.
O PAR
O Programa do Artesanato de Roraima realiza o cadastro de artesãos no Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro) para emissão de carteira própria, a exposição e vendas dos produtos destes artistas em feiras nacionais e estaduais, além de gerir a lojinha do PAR que funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão.
Os documentos necessários para obter a Carteira Nacional do Artesão:
Carteira de identidade ou documento com foto;
CPF;
Comprovante de residência;
Pis/Pasep (opcional);
1 foto 3×4;
Apresentar uma peça de artesanato de sua autoria;
Ter idade igual ou maior a 16 anos.
Ágata Lima e Ricardo Gomes