O Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues passou a ser o primeiro hospital universitário de Roraima. A formalização do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a UFRR (Universidade Federal de Roraima) ocorreu em cerimônia na manhã desta quarta-feira, 7, na reitoria da universidade.
A medida vai permitir a melhoria e ampliação dos atendimentos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), como também o aumento da capacidade de ensino e pesquisa.
O Hospital Universitário passa a ser gerenciado pela EBSERV (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), do Governo Federal, e terá aporte financeiro com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinado à construção de um novo bloco para atendimento da população indígena.
“A transformação em hospital universitário é uma forma de ampliar o hospital [em infraestrutura]. Já temos recursos garantidos [cerca de R$ 50 milhões] no PAC para a construção de um novo bloco com UTI, Centro Cirúrgico, ampliando o atendimento e tecnologia”, enfatizou o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, ao acrescentar que foi um “ato generoso do governador Antonio Denarium em ceder a unidade pelo bem comum”.
O reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, agradeceu ao Governo do Estado a transferência do Hospital das Clínicas. “A Sesau [Secretaria de Saúde] foi fundamental no processo. Todas as tratativas ocorreram com muita responsabilidade. Foi um processo recorde, que iniciou em agosto do ano passado e encerrou com a formalização da Lei em dezembro”.
O secretário interino de Saúde, Edson Castro, destacou a importância da transferência da unidade hospitalar para a formação acadêmica. “Hoje é um dia histórico para o Estado. Em tempo recorde foi tudo disponibilizado pelo Governo do Estado. O governador Antonio Denarium prontamente atendeu a demanda, entendeu a necessidade da população e da Universidade Federal”, disse ao acrescentar que foi aprovada uma nova residência multiprofissional.
No ano passado, o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco contabilizou 110.426 atendimentos multiprofissionais, além de 14.955 atendimentos ambulatoriais e 8.324 internações.
A unidade
Inaugurado em 25 de março de 2018, o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco foi criado com objetivo de oferecer atendimentos de clínica médica, sendo a unidade de retaguarda do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
A estrutura possui três pisos e 141 leitos de internação. A unidade leva o nome do médico roraimense, nascido na comunidade indígena Água Fria, em Uiramutã, Wilson Franco Rodrigues, especialista em ginecologia e obstetrícia, que dedicou quase 40 anos à medicina.
Atualmente, apenas Rondônia e Acre não possuem hospital universitário.
Leandro Freitas