A Prefeitura de Boa Vista deu início nesta terça-feira, 5, ao período de inscrições do Irriga BV, projeto que contempla pequenos agricultores de Boa Vista com kits de irrigação fotovoltaica. Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o dia 20 de março.
Abastecido por energia solar, o sistema permite ao agricultor produzir no período da estiagem de forma sustentável e lucrativa. “É um projeto que tem grande impacto positivo na vida do produtor rural, dando condições para que essas famílias possam produzir durante todo o ano de maneira sustentável, sem gastos com combustível e energia. Vamos entregar 97 kits”, explicou o secretário da SMAAI, Guilherme Adjuto.
Oportunidade
A produtora rural Jucineide da Silva, que integra uma cooperativa de mulheres agricultoras na região do Truaru, revelou o desejo em ser contemplada com o sistema. Para ela, uma oportunidade de impulsionar a produção. “Por lá, plantamos feijão, milho, maxixe e melancia e, infelizmente sem chuva, não conseguimos produzir nada. Todo verão é assim”, disse.
É o mesmo caso do produtor rural Adir Pereira, também do Truaru. Membro de uma cooperativa com cerca de 55 agricultores, ele destaca que o sistema representa incentivo aos trabalhadores do campo. “Esperamos ser contemplados. Vai otimizar nossa produção. Agora, por exemplo, estamos somente com 1 hectare de batata, mas a água não está dando conta”, contou.
Etapas
A homologação do resultado com a lista dos produtores contemplados está prevista para o dia 16 de abril. Todos os kits de irrigação fotovoltaica devem ser instalados até o dia 16 de outubro.
Mais informações podem ser obtidas no edital de inscrições do Irriga BV, publicado no Diário Oficial do Município do dia 22 de fevereiro.
Irriga BV
Lançado em 2022, durante a Agro BV, o projeto representa uma verdadeira revolução na agricultura familiar. Até então, foram entregues 35 kits de irrigação fotovoltaica, sendo 5 para comunidades indígenas e 30 para os agricultores participantes do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).
O sistema é composto por: bomba d’água, 6 placas fotovoltaicas com capacidade para 12 mil L/hora; 2.400 metros de fita gotejadora; tubulação subterrânea de 75mm; tubulação externa de 50mm, registros de linha, filtro e manômetro.
Marcus Miranda