Itinerante: Ouvidoria da ALE-RR leva informações institucionais a estudantes da Colégio Camilo Dias

Ação aproxima comunidade escolar do Legislativo e subsidia projeto da ‘Ouvidoria Estudantil’. – Fotos: Marley Lima

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta terça-feira, 5, uma palestra no Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias, com o intuito de informar o papel da instituição para a comunidade estudantil. Mais de 70 alunos do ensino médio participaram da ação e conheceram as funções da Ouvidoria do Parlamento roraimense.

Na ocasião, servidores do órgão apresentaram os tipos de manifestação que a população pode solicitar à ALE-RR, como reclamações, elogios, denúncias e acesso à informação. Além disso, a comunidade escolar conheceu a plataforma fala.br, que interliga as ouvidorias do Legislativo com a dos governos estadual e federal.

Michele Ferraz

A aluna Michele Ferraz, de apenas 15 anos, ficou atenta à palestra e afirmou que a ação contribuiu para o exercício da cidadania dos mais jovens. “Essa é a primeira vez que eu ouço falar [da ouvidoria], mas foi muito boa essa palestra, porque é muito bom saber que nós, mesmo sendo menores de idade, temos o poder de opinar, possibilitando que a ouvidoria escute a gente e nos ajude em problemas da escola, por exemplo”, argumentou.

A palestrante Késia Carrilo, assessora técnica da Ouvidoria da Assembleia Legislativa, relatou que essa ação reforça o papel dos jovens na sociedade. “Muitas vezes os alunos falam que não podem participar das políticas públicas, porque são jovens demais. Entretanto, eles podem, sim, se envolver nisso, fazer a manifestação e participar ativamente na sociedade”, afirmou.

Késia Carrilo

A ação também subsidia o projeto “Ouvidoria Estudantil”, iniciativa que pretende montar a estrutura de uma ouvidoria dentro da escola. O objetivo é fazer com que os estudantes façam a ponte entre as demandas dos alunos e a gestão escolar.

“Esse projeto surgiu ano passado e, agora em 2024, estamos implementando. Os estudantes vão estruturar a ouvidoria dentro do colégio e a Assembleia Legislativa participa com todo o aporte técnico e jurídico, objetivando a criação e completa implantação da ouvidoria estudantil”, declarou Manoel Batista, diretor da Ouvidoria da ALE-RR.

Manoel Batista

Atendimentos da Ouvidoria da ALE-RR

Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR, podem fazê-lo por meio de atendimento presencial na sede da instituição, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível por este link.

Anderson Caldas

 

Veja também

Topo