Enquete vai escolher logotipo do selo editorial do IFRR

Duas propostas de marcas da Imenuka estão disponíveis para votação on-line até 18 de março. – Fotos: Ascom/IFRR

O Núcleo de Publicação do Instituto Federal de Roraima (NUP/IFRR), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi), lançou, nesta terça-feira, 5, a enquete para escolha do logotipo que representará a instituição em termos de política editorial.

Para a votação do logotipo, basta acessar este link até 18 de março. O nome do selo editorial do IFRR é Imenuka, significando “escrever” na língua macuxi, conforme o dicionário desta. A arte gráfica foi elaborada pela programadora visual do IFRR Simone Moreira, da Assessoria de Comunicação da Reitoria.

O termo Imenuka foi obtido durante discussões da comissão elaboradora da Resolução 767/2023, que aprovou a Política Editorial do IFRR e instituiu o logotipo. Os trabalhos de escolha do nome estiveram orientados para adoção de um que fizesse referência aos povos da região.

Essas reflexões foram inspiradas nas ideias do líder ianomami Davi Kopenawa sobre preservação cultural por meio do trabalho xamântico e nas obras do filósofo e escritor Ailton Krenak, primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), que destacam a importância da narrativa e das tradições para a manutenção da identidade.

“Portanto, o termo para o logo editorial do IFRR faz referência a um dos atos fundamentais no processo editorial, que é a escrita, ao mesmo tempo em que a marca faz referência a um dos povos indígenas presentes em Roraima, que é o macuxi”, disse a coordenadora do Núcleo de Publicação do IFRR, professora Joelma Fernandes.

Rebeca Lopes

 

 

Veja também

Topo