Prefeitura inicia última etapa de implantação de LEDs em comunidades indígenas

Das 17 comunidades atendidas pela Prefeitura de Boa Vista, 13 já contam os benefícios de uma iluminação moderna. – Fotos: Jonathas Oliveira | Semuc/PMBV

Com 90% do projeto de modernização da iluminação pública concluído na área urbana, a Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta semana, a última etapa do cronograma estabelecido para a área rural. Das 17 comunidades atendidas pelo município, 13 já estão com as novas luminárias em pleno funcionamento.

Agora são contempladas as comunidades Serra da Moça, Serra do Truaru, Morcego e Truaru da Cabeceira. A nova estrutura é implantada com recursos próprios do município. São mais de 900 lâmpadas que vão garantir uma iluminação mais eficiente para quem vive no campo.

De acordo com o segundo tuxaua da Serra da Moça, Lailton Silva, as melhorias na iluminação refletem diretamente na segurança da comunidade. “Hoje as crianças têm mais liberdade para brincar no campo de futebol à noite. Os moradores podem visitar seus vizinhos e ir à igreja, pois os LEDS nos trouxeram essa segurança” disse.

Entre os locais já beneficiados com a substituição das luminárias convencionais (a vapor de sódio) pelas de LED, estão as comunidades: Darôra, Vista Nova, Vista Alegre, Lago Grande, Bom Jesus, Reino de Deus, Milho, Aakan, Campo Alegre, São Marcos, Três Irmãos, Mauixe e Ilha, além das vilas Passarão e Passarãozinho.

O planejamento da Secretaria de Serviços Públicos previa a conclusão do cronograma na área rural até o final de março de 2024, mas conforme Cláudio Galvão, titular da pasta, as equipes conseguiram executar o serviço com rapidez e devem concluir até o final da primeira quinzena do mês.

“Nos planejamos para atender primeiro as comunidades mais distantes. Também ampliamos o sistema de iluminação onde já havíamos substituído as luminárias e conseguimos atender ainda outras duas vilas antes do tempo previsto, reafirmando o compromisso do Prefeito Arthur de levar melhorias também para a área rural”.

Suyla Natanna

 

 

Veja também

Topo