Com apoio do Sicredi, irmãs em Roraima realizam sonho de abrir doceria e contratam apenas mulheres

As irmãs Francinelly, de 28 anos, e Emanuelly Andrade, de 24, comandam a doceria “La Jef Confiserie”, onde empregam apenas mulheres, dando espaço e oportunidades no mercado de trabalho. – Fotos: Ascom/Sicredi

O que era apenas um lazer para as irmãs Francinelly, de 28 anos e Emanuelly Andrade, de 24, se transformou em coisa séria e hoje é fonte de renda para a família. Juntas, elas comandam a doceria “La Jef Confiserie”, que ganhou um espaço físico com o apoio do Sicredi. Agora, elas expandem o negócio dando oportunidades de emprego para mulheres, que são priorizadas na contratação de colaboradores: “a ideia é dar chance para elas sempre, dar oportunidade de trabalho”.

Ao todo, 11 mulheres compõem o time de doceiras e confeiteiras do La Jef. Todas trabalham para atender os clientes, levar sabor e adoçar a vida dos amantes de bolos, tortas e brownies.

As irmãs sempre tiveram interesse pela área de doces. Há 5 anos começaram a produzir por encomenda durante o período da Páscoa e do Natal. Foi então que, em 2022, após dois anos de operação exclusivamente online, decidiram ampliar pois haviam encontrado o suporte necessário no Sicredi, instituição financeira cooperativa que ofereceu as soluções para que elas montassem a sede física do La Jef.

“A gente começou no período de Páscoa vendendo ovos de chocolate em casa mesmo. O negócio foi crescendo e a gente conseguiu uma carta de crédito para poder abrir um ponto físico aqui, com tudo bonitinho. O Sicredi sempre nos apoiou muito,” compartilha Emanuelly.

E, por trás do sucesso do empreendimento está não apenas a paixão pelo chocolate, mas também a força e a determinação das mulheres que o lideram. “Eu sou formada em Gastronomia e a minha irmã é formada em Engenharia Civil. O negócio começou com ela, lá em casa, e eu acabei entrando também. Viramos sócias. Irmãs, amigas e agora sócias”, conta Emanuelly.

A parceria com o Sicredi trouxe recursos financeiros, orientação e apoio constante. “A facilidade de ter contato com o gerente, de conversar com pessoas, de solucionar problemas de forma rápida”, destaca Francinelly, ressaltando a importância da proximidade e da compreensão das necessidades do negócio.

A jornada percorrida pelas irmãs é mais do que empreendedorismo. É sobre desafiar estereótipos de gênero e abrir espaço para outras mulheres. “A nossa empresa também é formada 100% por mulheres. A gente sempre prioriza a contratação delas. A ideia é dar chance a elas sempre, dar oportunidade de trabalho” destaca Emanuelly. Essa priorização reflete não apenas a consciência das dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho, mas também o compromisso em promover a igualdade de oportunidades.

Para o gerente da agência do Sicredi no Centro de Boa Vista, que atende as irmãs, Rogério Gerstberger, a ideia da cooperativa de crédito é sempre apoiar mulheres que desejam empreender no estado, dando suporte e a atenção necessários. “Nós temos orgulho de ter mulheres empreendedoras associadas. Nós, enquanto instituição financeira cooperativa, acreditamos muito no trabalho e na força feminina pois sabemos que são as mulheres que fazem a diferença na sociedade, trazendo evolução para o mercado, competitividade. É um privilégio poder tê-las conosco e convidamos mais mulheres que queiram empreender a confiar no Sicredi para esta caminhada”, ressalta o gerente.

Mulheres empreendedoras

O número de mulheres com interesse em empreender tem crescido nos últimos anos em Roraima. No Sicredi, por exemplo, o saldo da carteira de crédito das empresas comandadas por mulheres chegou a R$ 36,635 milhões no último ano, avanço de 127% sobre o ano anterior. Em 2023, as concessões de crédito somaram R$ 32,4 milhões, quantia 73% maior que o contabilizado um ano antes.

Para o gerente, esse aumento é um sinal de que mais mulheres, assim como Emanuelly e Francinelly, confiaram no Sicredi como aliado de seus empreendimentos e na caminhada rumo ao sucesso e a prosperidade dos negócios. “Esses são ótimos sinais, significa que mais mulheres estão se empoderando e ganhando espaço no mercado. E o Sicredi está sempre de portas abertas”.

Para as irmãs, cada doce vendido é uma afirmação da força e da resiliência feminina, uma prova de que, com determinação e apoio mútuos, é possível transformar sonhos em realidade, um chocolate de cada vez.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 240 municípios e possui 311 agências, para o atendimento a mais de 1,152 milhão de associados.

 

 

Veja também

Topo