Neste sábado, 9, das 10h às 18h, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), através do Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) e com o apoio da Operação Acolhida, realizará a Feira Intercultural Indígena. Nesta edição, traz como tema Vestimentas Tradicionais – do Algodão ao Buriti.
Este evento, que está se tornando uma tradição na cidade de Boa Vista-RR, promete levar os participantes a mais uma jornada de descobertas pelas expressões culturais dos povos indígenas.
Durante o encontro, os visitantes poderão desfrutar decomidas típicas e uma variedade de atividades, incluindo apresentações de danças tradicionais, exposições de medicina tradicional, arte indígena, músicas, demonstrações ao vivo de fiação e confecção de peças de algodão natural.
Vestimentas e utensílios
Uma característica das vestimentas tradicionais dos povos indígenas é o uso de materiais naturais, colhidos e trabalhados artesanalmente. Algodão ou fibras de plantas são comuns em muitas comunidades. Além de refletir uma profunda conexão com o meio ambiente, essa escolha também ressalta a importância da sustentabilidade e do respeito pela terra.
As comunidades ediversas etnias têm técnicas próprias de tecelagem transmitidas de geração em geração. Cada padrão representa a conexão com a natureza, as histórias dos antepassados ou os rituais sagrados.
A tradição indígena de tecelagem abrange também utensílios domésticos, como cestas, tapetes, redes e bolsas, utilizando técnicas semelhantes de tecelagem. Esses utensílios desempenham funções práticas no dia a dia dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que refletem a criatividade e a habilidade manual de seus criadores.
Adaptação e Resiliência
Apesar das pressões dos tempos atuais e do contato com outras culturas, muitos povos indígenas mantêm suas vestimentas tradicionais como uma forma de resiliência e afirmação de sua identidade. Cada peça de roupa, cada adorno carrega consigo séculos de história, tradição e sabedoria.
As vestimentas tradicionais dos povos indígenas são manifestações tangíveis de uma herança cultural, que deve ser preservada, respeitada e celebrada pelas gerações presentes e futuras.
Participe da Feira Intercultural Indígena e conheça mais sobre a riqueza desses povos!
Serviço
Feira Intercultural Indígena – Vestimentas Tradicionais – do Algodão ao Buriti.
Data:09.03.2024
Local: Centro Cultural e de Formação Indígena (CCFI) – Avenida Carlos Pereira de Melo, 999, Bairro Jardim Floresta, Boa Vista, Roraima – Brasil