Neste dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Com isso, o Senac-RR deseja parabenizar todas as 118 mulheres que fazem parte desta instituição e que desempenham diariamente com maestria suas atividades. Neste mês de março também é marcado pela campanha Março Lilás, que busca conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de colo de útero.
Também conhecido como câncer cervical, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a quarta maior causa de morte entre as mulheres por câncer no Brasil. A doença é causada pela infecção genital persistente por alguns tipos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), sendo este sexualmente transmitido e muito frequente na população, sendo facilmente evitável com o uso de preservativos.
Muitos casos de infecção não causam o câncer, porém há casos em que ocorrem alterações celulares que podem evoluir ao longo dos anos e causar o câncer. Por ser uma doença com desenvolvimento lento, pode não apresentar sintomas em fase inicial, mas posteriormente pode apresentar sangramento vaginal, secreção vaginal anormal, dor durante a relação sexual, dor abdominal e queixas urinárias ou intestinais.
A instrutora e enfermeira do Senac-RR, Nathalia Jasen, cita algumas formas de prevenção da doença. “O exame preventivo é um direito de toda mulher. Portanto, se você tem entre 25 e 45 anos de idade, tem ou teve uma vida sexual ativa ou nunca realizou o exame preventivo ou realizou há mais de 3 anos, procure uma unidade básica de saúde para atendê-la”.
Além do exame preventivo, o Ministério de Saúde distribui a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Arthur Chaves