Os deputados estaduais aprovaram, durante a sessão desta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), dois projetos de lei que tratam sobre placas de segurança em piscinas e a obrigatoriedade de exame para prevenção do câncer colorretal.
A primeira proposta, de autoria da deputada Tayla Peres (Republicanos), prevê placas com informações de profundidade, permissão para mergulho e a quais públicos a piscina é destinada. A medida vale para todos os locais públicos e privados que ofereçam espaço para banho, como parques, clubes, residenciais e condomínios.
“Queria pedir aos deputados para aprovar esse projeto que, apesar de simples, tem um objetivo muito importante que é proteger os banhistas, principalmente as nossas crianças. As placas são para que as pessoas saibam a altura, os perigos, e tenham um ambiente mais seguro para o lazer”, defendeu Tayla.
Saúde pública
Outro projeto, apresentado pelo deputado Eder Lourinho (PSD), foi aprovado pelos parlamentares. Ele institui a oferta na rede pública de saúde de Roraima do teste imunoquímico para pesquisa de sangue oculto, que serve para detectar precocemente o câncer colorretal, com o objetivo de evitar quadro grave da doença e proporcionar um tratamento eficaz.
“É importante que tenhamos uma detecção precoce dessa doença. Apresentamos dados e explicamos a importância da oferta do exame, salientando que é uma matéria de interesse público e social. Esse projeto visa melhorar a saúde pública por meio de um método eficaz contra um câncer que tem alta incidência em Roraima”, justificou Eder.
Segundo dados da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon-RR), até agosto do ano passado quase 30 pacientes deram entrada no setor para iniciar o tratamento contra esse tipo de câncer. Lá, eles passam por avaliação clínica para saber o melhor tratamento contra a doença.
Josué Ferreira