Sesau capacita profissionais de saúde dos municípios sobre manejo de prontuário eletrônico

Foco é na ampliação da capacidade de gestão de informações sobre as ações desenvolvidas em benefício do paciente na atenção primária. – Fotos: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde, deu início na manhã desta quarta-feira, 20, às ações da Oficina de Capacitação no Manejo do Sistema PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão).

A oficina ocorre no laboratório de informática do Ierr (Instituto de Educação de Roraima) e é voltada para profissionais de saúde e técnicos de sistemas. A atividade segue até quinta-feira, 21, com foco na ampliação da capacidade de gestão de informações sobre as ações desenvolvidas em benefício do paciente na atenção primária.

“Por meio da Coordenadoria Geral de Atenção Básica, a Sesau propôs essa atividade com a intenção de atualizar os servidores indicados pelos municípios sobre a versão 5.2 do PEC, que está sendo trazida pelo Ministério da Saúde, melhorando não só o atendimento ao cidadão, mas também ajudando os municípios na compilação e dados que norteiam os indicadores de qualidade dos serviços do SUS”, reforçou o gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Família, Raoni Gonçalves.

O Sistema PEC é uma das ferramentas das ferramentas que integram a Estratégia e-SUS APS, iniciativa que tem como finalidade instrumentalizar a coleta de dados na atenção primária à saúde para envio de informações à base nacional.

“A ideia dessa oficina é promover uma troca de experiência entre os participantes que estão representando os seus municípios e também atualizá-los sobre as novas funcionalidades do PEC, levando em conta a informatização da Atenção Primária, da Atenção Ambulatorial e Especializada [SUS], bem como trazer as principais novidades em relação a essa pauta”, destacou o representante da Coordenação Geral de Inovação e Aceleração Digital do Ministério da Saúde, Webster Pereira.

Ao todo, a capacitação conta com a participação de 30 profissionais, sendo que cada um dos 15 municípios do Estado pode indicar dois representantes.

Para a enfermeira da Atenção Básica de Caracaraí, Thaysa Monteiro, a capacitação surge em momento oportuno, principalmente levando em conta que a informatização do serviço de saúde é algo novo para o município.

“Nosso município aderiu ao PEC, ainda estamos aprendendo sobre como funciona esse sistema e essa oficina é importante justamente por dar a oportunidade de nos atualizarmos e difundir esse conhecimento com outros profissionais”, pontuou.

Minervaldo Lopes

 

 

 

Veja também

Topo