Governo de Roraima debate integração e desenvolvimento regionais com entidades durante evento temático

Foco da discussão está em torno das possibilidades de investimento em pesquisa e inovação. – Fotos: Ascom/Seplan

Roraima sedia nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, a 2ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, encontro promovido pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), com apoio do Governo de Roraima.

O evento tem uma extensa programação, e reúne empreendedores, gestores públicos, estudantes, instituições de pesquisa, e demais interessados, além dos principais entes do desenvolvimento da Amazônia, como a própria Suframa, além da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e o Banco da Amazônia S/A.

O foco da discussão está em torno das possibilidades de investimento em pesquisa e inovação. Além de elencar todos os benefícios fiscais disponíveis para Roraima.

O secretário da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), Rafael Fraia, esteve no encontro representando o governador Antonio Denarium. Em discurso, o gestor classificou como fundamental que todos os Estados do Norte do Brasil estejam integrados efetivamente e tenham conhecimento sobre todos os benefícios fiscais disponibilizados para suas regiões de modo que os mecanismos sejam utilizados para fomentar o ecossistema de inovação local.

“São informações primordiais, para que tenhamos acesso e condições de implementarmos projetos de pesquisa e inovação, que nos levarão ainda mais à promoção do desenvolvimento de Roraima. Não podemos deixar de destacar que essas discussões também favorecem a chegada de empresas e indústrias em nosso Estado. O que representa, a expansão da nossa economia, com geração de mais emprego, renda e desenvolvimento, e que vai ao encontro a uma das bandeiras prioritárias, do nosso governador Antonio Denarium”, ressaltou Fraia.

Durante a cerimônia de abertura, realizada na sede administrativa do Sesc-RR (Serviço Social do Comércio em Roraima), o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, ressaltou a importância da integração dos Estados componentes da região e explicou os objetivos do evento.

“Estamos trazendo a Roraima informações fundamentais sobre como ter acesso aos recursos supervisionados pela Suframa. Recursos, por exemplo, como da Lei de Informática, funcionamento e resultados da política de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação [PD&I], incentivos fiscais e apresentação de projetos industriais e agroindustriais. Queremos mostrar que a Suframa é de toda a Amazônia”, frisou Aguiar.

O superintendente destacou, ainda, as diversas contribuições que a jornada pode proporcionar para o desenvolvimento local diante da disponibilidade de benefícios fiscais que, na maioria das vezes, a sociedade civil não tem conhecimento.

“Queremos disseminar essas informações aos estudantes, empreendedores, comerciantes e empresários de diferentes ramos. Explicando de que forma eles podem usufruir de benefícios fiscais. A missão institucional da Suframa é desenvolver sócio-econômicamente a Amazônia sustentável” ressaltou.

A presidente da Fier, (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), Izabel Itikawa, reiterou a importância do diálogo entre os setores público e privado. Ela disse que essa aproximação promovida por meio das jornadas, oportuniza parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento econômico local.

“A Suframa é uma grande parceira do empresário, do comércio e do serviço. E ela tem nos mostrado o caminho que temos que percorrer no sentido de fortalecer o setor industrial. Que esta parceria continue firme. A Federação das Indústrias se coloca inteiramente à disposição para seguir sendo a ponte entre o órgão e as empresas industriais de Roraima, pois sabemos da importância e somos apoiadores da pesquisa, da tecnologia e da inovação para um crescimento econômico sustentável”, disse.

Maria Fernanda Azevedo

 

 

Veja também

Topo