Neste sábado, dia 23 de março, Boa Vista se une a outras cinco cidades brasileiras na 11ª edição da Endomarcha, uma iniciativa global em prol da conscientização sobre a endometriose.
A concentração está marcada para às 8h, na Praça do Centro Cívico, com uma caminhada e distribuição de material informativo nos semáforos próximos, até às 10h.
A Endomarcha, idealizada pelo médico americano Camran Nezhat, busca chamar a atenção dos governantes e sensibilizar a população sobre esta doença que afeta uma em cada dez meninas e mulheres ao redor do mundo. Atualmente, mais de 70 países se unem em manifestações simultâneas para conscientizar e reivindicar direitos para as portadoras de endometriose.
Lenir Rodrigues, defensora pública, é a coordenadora estadual do Time Brasil em Roraima. Ela é autora da lei que instituiu a Semana Estadual de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose (Lei 1.111/2016), autorizando o Governo do Estado a divulgar informações sobre os serviços oferecidos pelos hospitais estaduais para prevenção e tratamento da endometriose.
A lei também busca sensibilizar todos os setores da sociedade para apoiar mulheres com endometriose, além de encorajar portadoras da doença a procurarem o melhor tratamento assim que surgirem os primeiros sintomas. “Quero destacar o trabalho da Caroline Salazar, que é a Capitã do Time Brasil, e defensora desta causa. Inclusive as pessoas interessadas nessa temática podem obter mais informações no site @aendoeeu”, concluiu.
Élissan Paula Rodrigues