A Universidade Federal de Roraima (UFRR) receberá nesta terça-feira, 26, a visita do embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz. A visita compreenderá um encontro com os estudantes e professores do curso de Relações Internacionais e também com o reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli.
A visita com o Reitor da UFRR e gestão ocorre no Gabinete do Reitor às 9h da manhã. Já o encontro com os docentes e discentes do curso ocorre no horário das 10h no Salão Nobre da Reitoria. O objetivo é realizar um bate-papo com os estudantes para dialogar um pouco sobre questões diplomáticas e principalmente as temáticas marcantes relativas à Amazônia.
Conforme informações prévias, o embaixador da Áustria virá acompanhado da esposa Angelika Scholz e da Cônsul Honorário da Amazônia e Roraima, Ana Cristina.
O coordenador do curso de Relações Internacionais, professor Carlos Alberto Cardoso, destaca que o encontro foi um interesse do próprio embaixador da Áustria. “O embaixador da Áustria fará uma visita oficial ao estado de Roraima na próxima semana e por esse motivo, por intermédio de um colega da UFRR, a embaixada da Áustria entrou em contato com a Coordenação do curso, pois o embaixador demonstrou interesse em conversar com os estudantes. Ele irá compartilhar um pouco de sua vivência como diplomata, suas experiências em outras embaixadas. Com isso, os estudantes poderão conhecer mais sobre a vida diplomática, os interesses do governo austríaco em relação ao Brasil e, obviamente, o seu olhar sobre as questões ambientais e Amazônia”, explica o coordenador.
“Será uma oportunidade para os estudantes o questionarem sobre os atuais conflitos mundiais, em especial o que ocorre entre Rússia e Ucrânia, já que seu país está próximo da área de conflagração. Portanto, esse encontro será muito relevante, pois os estudantes do Curso de Relações Internacionais terão a oportunidade de dialogar com um profissional experiente na diplomacia internacional”, reforça Carlos Alberto Cardoso.
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, destaca sua expectativa com a visita do embaixador e a possibilidade de firmar parcerias. “Temos uma expectativa positiva quanto à possibilidade de novas parcerias com o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz. Através dos acordos de cooperação com outros países, buscamos fortalecer a internacionalização da UFRR, não apenas para cooperação científica e intercâmbio acadêmico, mas também para promoção de atividades culturais que ampliem o horizonte e as oportunidades de formação”, afirma o reitor.
Saiba mais
Scholz é atualmente embaixador da Áustria no Brasil e também de Suriname. Constam em sua experiência profissional, passagens como embaixador em países como Irã, Nigéria, embaixador não residente na Guiné Equatorial, Congo, Camarões, Gabão, Chade, República Centro-Africana, entre outros países.
Já foi ministro e vice-chefe de missão em Pequim, diretor de programação estratégica da cooperação para o desenvolvimento no Ministério Federal Austríaco dos Negócios Estrangeiros, primeiro secretário da embaixada da Áustria em Washington DC responsável pelas relações económicas, assuntos agrícolas e políticas dos EUA em relação a organizações multilaterais.
Além de outras experiências profissionais e acadêmicas, participou de missão permanente da Áustria junto ao Escritório das Nações Unidas em Genebra, Conselheiro, delegado junto a ACNUR, Organização Internacional do Trabalho – OIT, Organização Internacional do Trabalho para as Migrações – OIM, Coordenação de Ações Humanitárias -OCHA e outros.